TSE: Barroso será relator do pedido de registro da candidatura de Lula

0

O relator do processo de pedido de registro de candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será o ministro Luís Roberto Barroso. Ele, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido por sorteio eletrônico, na noite desta quarta-feira (15).

Barroso assumiu a vice-presidência da Corte ontem (15), cargo até então ocupado pela ministra Rosa Weber, que passou a comandar o tribunal, no lugar de Luiz Fux.

A candidatura do petista à Presidência da República na eleição de outubro foi registrada por dirigentes do PT, nesta tarde, conforme a Folha de S. Paulo. O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad foi apresentado como candidato a vice-presidente.

A presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, confirmou, ao deixar o TSE, que o partido só apresentou à corte a certidão negativa de antecedentes criminais relativa ao estado de São Paulo.

Com a medida, a legenda deixou de informar sobre a condenação na Lava Jato, imposta pela Justiça Federal, apesar de ser um fato público e notório. “[São Paulo] É o domicílio eleitoral dele”, justificou Gleisi.

Condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), Lula é potencialmente inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Agora, seus advogados devem começar uma batalha jurídica nas cortes superiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here