1ª Jornada de Capacitação e Empreendedorismo Cultural de Itaberaba

0

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMULC), em parceria realizará, entre os dia 21 a 25 de agosto, a 1ª Jornada de Capacitação e Empreendedorismo Cultural de Itaberaba no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), antigo Colégio Estadual de Itaberaba (CEI).

Realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Conselho Municipal de Cultura (CMC), a 1ª Jornada de Itaberaba tem o objetivo de capacitar os agentes culturais locais com vistas à profissionalização do mercado cultural de nossa cidade.

A ideia, segundo o coordenador de Informações, Programas e Projetos da Semulc, João Carlos Pereira dos Santos, é “inserir o evento no calendários anual de ações da Cultura, para que a capacitação dos fazedores de cultura de Itaberaba seja contínua, com os saberes sendo periodicamente renovados”, disse.

Inscrições Abertas

As inscrições são gratuitas, começaram em 24 de julho e vão até a próxima segunda-feira, 07, Sede da Semulc, localizada na Rua Raul Rocha, 187, próximo ao Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (CENACOM) Pe. Giovanni Caneva.

Estão sendo oferecidas 50 vagas para empreendedores culturais do município que terão, neste encontro, a oportunidade de compartilhar conhecimentos e contribuir, de forma direta, com a dinâmica cultural.

A Programação da Jornada

A 1ª Jornada será desenvolvida em 5 (cinco) módulos que abordarão diversos temas que envolvem a capacitação e profissionalização de agentes culturais (artistas, grupos e produtores), além de comunicadores e profissionais da imprensa.

O Primeiro Módulo será ministrado pelo SEBRAE e tratará de temas que envolvem as questões relativas ao empreendedorismo na área cultural, ao papel dos artistas e produtores culturais, debatendo as definições, modos de acesso e a importância de ser um Microempreendedor Individual (MEI) e utilizar os serviços do Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI).

O Segundo Módulo ficará a cargo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (SATED/BA) e tratará da sindicalização e da importância do trabalho cooperado no fortalecimento da categoria.

O Terceiro Módulo será comandado pelo Conselho Estadual de Cultura e abordará o papel dos conselhos na política cultural, com destaque para a Câmara Temática de Cultura do Território Piemonte do Paraguaçu.

O Quarto Módulo será uma ação intersetorial que envolverá a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Semulc e o CMC de Itaberaba com uma discussão acerca do acesso aos processos contratuais, às fontes de financiamento e sobre as Leis e Editais, além da criação e assinatura do Termo de Adesão de Artistas ao CMC.

0 Quinto Módulo será uma Oficina de Elaboração de Projetos, ministrada por técnicos do SEBRAE, abordando o conceito e a estrutura geral de Projetos Culturais.

Os encontros serão realizados de segunda a sexta-feira, sempre das 18h30 às 22h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here