Congresso Técnico abre a Copa do Abacaxi

0

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), no Auditório Profª Floracy Alencar de Andrade Melo — anexo à Secretaria Municipal de Educação (SMED), marcou a Abertura da XVCopa do Abacaxi de Futebol Amador da Zona Rural.

Esta edição da competição, que é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Turismo (SEDELTUR), contará com 27 equipes que disputarão, de setembro a dezembro deste ano, a Taça Jadiel Almeida Mascarenhas.

Participaram da solenidade de abertura do Congresso Técnico, o prefeito Ricardo Mascarenhas, a vice-prefeita Maria José Novais, e os secretários municipais de Governo, Davi Anjos, de Desporto Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim, de Comunicação e Informação Social, Lucas Hayne, e de Cultura, Nalva Nolácio, além do coordenador Municipal de Futebol Amador, Fábio Borges.

O coordenador de Desenvolvimento Regional, Roosevelt de Abreu Bastos, participou do evento representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércioe o secretário Fabrício Martinez.

Além destes, também participaram da solenidade, o Capitão PM Nelmir Franklin, representando o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Sidnei Souza Vieira, representando a Liga Desportiva de Itaberaba (LDI), e Ivanilson Oliveira Souza, representando a Associação de Árbitros de Itaberaba (AAI), e os vereadores Luciano Santana e Samuel de Oliveira Souza, representando a Câmara de Vereadores.

 

Uma justa Homenagem

Copa do Abacaxi 2017 homenageia, in memoriam, ao saudoso ex-prefeito de Itaberaba, Jadiel Almeida Mascarenhas que, durante a sua gestão frente ao executivo municipal, teve papel fundamental na história da competição, criando a SEDELTUR e institucionalizando o evento que passou a ter o status de Copa.

Em sua fala de abertura, o secretário Luiz Alberto do Bomfim lembrou a participação do ex-prefeito na criação do Copa, que antes era realizada como Torneio com equipes da Zona Rural e não levava o nome do Abacaxi.

Neste momento estou muito emocionado, porque tive o convite, na época de Jadiel Almeida Mascarenhas, para que a gente organizasse uma Copa. E, naquela oportunidade, em 2001, sugerimos a ele que a Copa levasse o nome do Abacaxi”, disse o secretário.

O secretário lembrou ainda que, na ocasião, o ex-prefeito de imediato aprovou o projeto. “Ele disse, com aquele seu sorriso largo: ‘faça. E faça a melhor copa que já existiu’. A partir daí, a ente tomou o rumo da zona rural”, pontuou Luiz Alberto.

Em sua fala, o secretário destacou, ainda, que ex-prefeito exigiu que todos os campos das localidades da zona rural fossem preparados e equipados para a melhor prática do esporte nacional. Além de oferecer, a todos os atletas, kits com uniformes e bolas para todas as equipes.

 

O esporte de Itaberaba com uma nova cara

O prefeito Ricardo Mascarenhas agradeceu a homenagem feita a seu pai, que dá nome à Taça em disputa nesta edição da Copa do Abacaxi. Ele, assim como o seu pai, tem demonstrado um cuidado todo especial, em se tratando de Zona Rural.

Em sua fala, o gestor destacou a importância do esporte na formação da juventude e reafirmou a disposição do Governo Cidade de Todos em incentivar e fortalecer, cada vez mais, as práticas saudáveis que melhorem a vida das pessoas.

Sei da importância do esporte para a juventude e estou muito orgulhoso de estarmos dando uma nova cara para estas atividades em nosso município, mesmo diante da crise como a que o país passando hoje,” disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda que o trabalho, que está sendo realizado no esporte, visa colocar nossa cidade como um polo do esporte na região. “Mesmo com toda a dificuldade financeira, nós vamos dar encaminhamento a todos os projetos esportivos de Itaberaba, porque eu sei o quanto isso é importante para a juventude”, pontuou.

Ricardo Mascarenhas lembrou de projetos que já estão encaminhados com a reforma/transformação do Ginásio de Esportes Raphael de Souza Oliveira. “De imediato, nós começamos logo com a reforma do Ginásio que, em minha opinião é o coração do esporte em nossa cidade. Eu fico muito orgulhoso de estar participando deste momento. A infância e juventude de milhares de pessoas foi vivida naquele lugar”, disparou o gestor.

 

A Copa do Abacaxi 2017

Esta edição da Copa do Abacaxi de Futebol Amador da Zona Rural terá rodada a partir de domingo (17) com 13 partidas em 13 localidades diferentes da Zona rural do município. De agora até o mês de dezembro, serão mais de 100 partidas que mobilizarão mais de 500 atletas.

Durante o Congresso Técnico, realizado hoje, os representantes das 27 equipes inscritas no campeonato receberam um Kit com o Regulamento, a Tabela da Competição, bolas e outros equipamentos indispensáveis para a participação na Copa, além de um exemplar do Caderno Especial: 180 dias de Trabalho e Desenvolvimento, que conta a história dos primeiros seis meses da gestão Cidade de Todos.

A rodada de estreia terá as seguintes partidas, todas com início marcado para as 15h30 (entre parêntesis a local do jogo):

Paulista X Grêmio (Couro Seco); Santa Cruz X Bahia de Mano (Santa Rita); São Paulo X Bahia da Baixa da Laranjeira (Alto Vermelho); Internacional X Botafogo (Fazenda Milagres); Bahia Duas Irmãs X Novo Horizonte (Duas Irmãs); Flamengo do Boqueirão X Revelação Serra Verde II (Boqueirão); Juventus da Vila São Vicente X América de Santa Quitéria (Vila São Vicente); Flamengo das Cajás X Juventus Junior (Cajás); Corinthians X Sport de Bom Jardim (Guaribas); Nacional de Testa Branca X Atlético de Ipueira (Testa Branca); Boca Junior X Estudiantes (Barro Duro); Real Vila Nova X Flamengo de Santa Helena (Vila Nova); e Juventude de Alagoas X Chapada do Entroncamento (Alagoas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here