Itaberaba: Prefeitura inicia recuperação de aguadas na Zona Rural

0

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, indústria e Comércio (SEAMA), em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), iniciou a recuperação das aguadas nas localidades rurais de nosso município.

O convênio faz parte do Projeto de Mecanização Rural (PROMER), com duração de 1 ano, e que prevê a Cooperação Técnica e Financeira, visando a limpeza e requalificação de aguadas, em seis comunidades rurais de Itaberaba, objetivando minimizar os problemas decorrentes da seca e melhorar a vida do pequeno produtor do campo

As comunidades do Vitório, Serra Verde I e II, Lagoa do Curral, Formosa e Barro Duro serão beneficiadas, neste primeiro momento. No total mais de 100 famílias deverão ser beneficiadas. Somente na localidade do Barro Duro, 22 famílias já estão recebendo o apoio na limpeza e recuperação de aguadas.

A recuperação das aguadas terá recursos, no valor de R$ 50.000, provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) e faz parte do Programa de Implantação de Infraestrutura Hídrica na Zona Rural.

No Barro Duro

A primeira localidade a receber os trabalhos das equipes de limpeza foi a do Barro Duro, localizada a cerca de 35 km da sede do município. No início da tarde desta terça-feira (12), uma comitiva liderada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas esteve na localidade para a entrega da primeira aguada recuperada.

Fizeram parte da comitiva oficial, a vice-prefeita Maria José Novais, o secretário de Governo, Davi Anjos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Martinez, o secretário de Comunicação, Lucas Hayne, o vereador Gerson Almeida, além dos coordenadores municipais de Agricultura Familiar, Salomão Danilo, e de Desenvolvimento Regional, Roosevelt de Abreu Bastos.

Para o coordenador de Agricultura Familiar, Salomão Danilo, “este trabalho é um investimento necessário e chega na hora certa para ajudar o agricultor preparando a terra para que ele receba as águas”, avaliou. “Acho que todos saem ganhando nesse processo que será de grande utilidade para esses pequenos agricultores”, concluiu o coordenador.

Para dona Horacina Amorim de Carvalho (81), moradora do Barro Duro há 44 anos, “é muito importante que a prefeitura esteja ajudando a gente porque as pessoas estão precisando de muita ajuda mesmo, por conta da estiagem que castiga a nossa localidade”, disse dona Horacina.

Em sua opinião, o trabalho de recuperação de aguadas, como o que está sendo realizado agora pelo Governo Cidade de Todos, é inédito. “Nunca vi um prefeito vir aqui para trazer uma ajuda como essa limpeza de aguada”, destacou a senhora que lembrou ainda que, a última vez que a comunidade recebeu uma ajuda deste porte foi no governo do saudoso Jadiel Mascarenhas.

Para Everaldo dos Santos Laranjeira, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Barro Duro, “a comunidade do Barro Duro hoje está muito feliz porque as principais necessidades estão sendo atendidas”, afirmou. Ele agradeceu, em nome da comunidade, ao secretário Fabrício Martinez e, em especial, ao prefeito Ricardo Mascarenhas que têm estado sempre ao lado da comunidade do Barro Duro.

O prefeito Ricardo Mascarenhas, por sua vez, deixou claro a sua satisfação em estar levando mais esta ação voltada para fortalecer o pequeno agricultor de Itaberaba que tanto sofre com as constantes estiagens. Ele destacou o papel do governo em prestar contas do trabalho desenvolvido à população e do apoio que tem recebido de figuras importantes como o deputado federal Cacá Leão e o senador Otto Alencar, além do governador Rui Costa.

Em sua fala, o gestor lembrou ainda que “a gente sabe que a limpeza de aguada é um serviço caro, sobretudo para o pequeno agricultor”, observou. “A localidade do Barro Duro já vem recebendo investimentos da Prefeitura: a Casa de Farinha, o Mercado Público, a Igreja e a Praça já estão reformadas,” pontuou o prefeito.

Em sua visão, “quando o trabalho é sério, honesto, transparente e comprometido com a população ele aparece assim, em forma de benefícios para a todos”, analisou. Para ele, a melhor forma de corresponder à confiança depositada pelo povo nas urnas é com trabalho e serviços de qualidade que melhorem, efetivamente, a vida das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here