Dança da Fita: Da Europa para o São João nordestino

0

A Dança da Fita, manifestação milenar de origem européia, instalou-se em nosso país nos estados do sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através dos imigrantes no século passado. Essa manifestação, segundo a Revista “Brasil – Histórias, Costumes”, é uma reverência feita à árvore, após o rigoroso inverno europeu. Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da Árvore.

O QUE É A DANÇA DA FITA

A Dança da Fita é desenvolvida da seguinte forma: é colocado no centro um mastro chamado pau-de-fita de aproximadamente 3 m de altura com doze fitas, duas vermelhas, duas verdes, duas amarelas, duas azuis, duas rosas e duas azul marinho. Ao lado do mastro formam-se duas filas, do lado direito os homens e do esquerdo, as mulheres. Na cabeceira das duas filas fica o mestre e num sinal feito através do apito tem início a dança. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore. No segundo movimento os dançadores cruzam as fitas, que significa a escolha da semente. No terceiro movimento inicia-se a semeadura. No quarto já se percebem as tranças formadas em um total de cinco trançados diferentes que simbolizam as raízes. Quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, os adultos são substituídos pelas crianças que irão realizar a destrança. As crianças simbolizam as folhas da árvore. Quando termina o movimento executado pelas crianças o mastro é transformado simbolicamente em belíssima árvore, sendo este o final da dança.

fitas

Mestre Raposa ainda se lembra daqueles que formaram o primeiro grupo da Dança da Fita do Itaguá por volta de 1950: seu pai Augusto Bernardo (Velho Gusto ou Patera), Joaquim Firme de Souza, Sebastião Rita, João Parú, Tibúrcio e Vicente Ramos.

A Dança da Fita também é conhecida em outros países como:

· Baile de Cordon, Carxofa, Magrana e Baile de Gitanas, em Portugal;
· Danza de las Fitas, em Cataluña, na Espanha;
· Dança de los Minero, no Peru;
· Dança de los Matachines, na Colombia;
· Dança de las Listones, na Argentina;
· Dança de las Cintas, na Venezuela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here