Novo golpe: hacker se passa por amigo e pede dinheiro pelo WhatsApp

0

Um novo crime digital sofisticado, que clona celulares e invade contas de WhatsApp, está preocupando muitos usuários do aplicativo.

De acordo com o ‘UOL’, os criminosos clonam a linha telefônica e a vítima do golpe fica sem sinal durante o processo. É aí que o golpista entra no WhatsApp alheio e, fingindo ser as vítimas, pede dinheiro emprestado para amigos e familiares.

Uma das pessoas que passou pelo golpe foi José Carlos Rizk Filho, morador de Vitória (ES). O advogado contou que viu um amigo pedindo um dinheiro, perguntado se algum conhecido teria uma conta no banco do Brasil.

“Ele me solicitou R$ 1.500 e disse que me devolveria no outro dia. Fiz a transação, mas a sorte foi que o sistema de segurança do banco travou. Fui na minha agência para ver o que tinha acontecido e soube que era um golpe”, disse. “Entrei em contato com meu amigo e disse que o celular dele havia clonado”, completou.

De acordo com o advogado, o amigo abriu uma ação contra a operadora e registrou um boletim de ocorrência.

O golpe é sofisticado pois é difícil desconfiar que algum hacker está fingindo ser um conhecido. “Você cai porque acha que [o pedido] é do seu amigo, seu pai, irmão. Agora, o que vou fazer é sempre ligar para a pessoa se ela me pedir ajuda por mensagem”, disse José Carlos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here