Pela primeira vez, mulher trans tem pés lavados em basílica tradicional de Salvador

A Bahia tem 690 escolas de tempo integral

Pela primeira vez, uma pessoa trans teve os pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. O momento aconteceu na noite de quinta-feira (28), durante as celebrações da Semana Santa.

“Foi muito importante e emocionante padre Edson me apresentar como uma pessoa trans. Me senti muito acolhida pela igreja e pelas pessoas que estavam lá. isso vai ficar marcado por toda minha vida”, contou.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

A missa da Ceia do Senhor é marcada pelo momento do lava-pés, um ato que faz referência a quando Jesus lavou os pés de seus 12 discípulos. O ato aconteceu antes de sua morte e ressureição.

Na quinta-feira, o reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, também lavou os pés de 12 pessoas – entre elas, a empreendedora Brenda Souza, a primeira mulher trans a participar do ato.

Para ela, o momento foi tão emocionante porque ainda é difícil se sentir aceita em templos religiosos – não só os católicos. Para Brenda, que é católica, a ida à igreja ainda é marcada por olhares cheios de preconceitos.

“Ainda há muito preconceito, são espaços que nunca pensam que pessoas transexuais e travestis vão poder chegar. [O lava-pés] Mostra que é possível viver em sociedade, ter paz, amor”, afirmou.

Além de Brenda, as outras 11 pessoas também não foram escolhidas aleatoriamente: elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade.

Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.

O escritor e agitador cultural Clarindo Silva também estava entre um dos 12 escolhidos para o lava-pés.

De acordo com o padre Edson, a escolha teve como base o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”.