Prefeitos de duas cidades são alvos de ação em combate a desvios de recursos

Os prefeitos Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha, e Roberto Bruno, de Umburanas, foram alvos de mandados de busca e apreensão durante uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

As operações, batizadas de Rumo e Prumo, investigam fraudes em licitações e favorecimento ilícito de empresas contratadas para serviços como transporte escolar e locação de veículos.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

No total, 21 mandados judiciais foram cumpridos em seis municípios: além de Euclides da Cunha e Umburanas, as ações ocorreram em Salvador, Jaguarari, Jacobina e Petrolina, no estado de Pernambuco.

A Justiça determinou o sequestro de cerca de R$ 9 milhões obtidos por meio dos crimes investigados. Imagens registradas pela Polícia Federal mostram uma grande quantidade de dinheiro em espécie apreendida durante as operações.

De acordo com as investigações, representantes de empresas e agentes públicos manipulavam licitações, utilizando estratégias como simular cotações de preços acima do valor real, incluir cláusulas restritivas para limitar a concorrência, e ajustar editais às condições específicas da empresa favorecida.

A Polícia Federal também aponta indícios de superfaturamento em contratos firmados com a empresa investigada, cujo nome não foi divulgado. Os recursos desviados eram usados para o pagamento indevido de agentes municipais, incluindo os prefeitos. Para dificultar o rastreamento, os pagamentos eram feitos por meio de depósitos em contas de terceiros.

As operações seguem em curso, e os envolvidos poderão responder por crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.