As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o interior da Bahia desde a tarde desta sexta-feira (10) provocaram alagamentos, deixaram moradores desabrigados e causaram diversos transtornos.
Em Jaguaquara, no sudoeste baiano, menos de uma hora de chuva intensa foi suficiente para invadir lojas, arrastar veículos e destelhar estabelecimentos. Moradores ficaram ilhados, e a prefeitura ainda contabiliza as famílias afetadas.
Na capital baiana, Salvador, foram registrados mais de 25 mm de chuva em duas horas, com 72 ocorrências relatadas até a noite. As principais demandas foram ameaças de deslizamentos e desabamentos. A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos e orienta a população a acionar o órgão em situações de emergência.
Pojuca, Catu e Feira de Santana também enfrentaram sérios alagamentos. Em Feira, canais transbordaram, ruas viraram rios e houve relatos de falta de energia em vários bairros.
Ipirá
A chegada da chuva causou alagamentos e transtornos também para os moradores de Ipirá, a cerca de 78 km de Itaberaba. A chuva começou por volta das 15h e alagou quase todo o Centro. A água impediu a circulação de pedestres e invadiu algumas lojas da região.
No bairro Novo Horizonte, a rede de esgoto a céu aberto transbordou e as ruas viraram um rio. Segundo a prefeitura, apesar da intensidade, não foram registradas ocorrências graves no município.
Previsão
A previsão aponta chuva moderada a forte em várias regiões, incluindo Itaberaba e outras cidades da região. O tempo instável deve persistir até o início da próxima semana.









