Um trecho da BR-101, em Ubaitaba, no sul da Bahia, continua interditado desde segunda-feira (7), após o tombamento de uma carreta carregada com combustíveis. Embora o veículo tenha sido removido na noite de terça-feira (8), a liberação da pista depende da conclusão da limpeza dos combustíveis derramados na rodovia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o serviço de limpeza foi iniciado na tarde de quarta-feira (9), mas suspenso ao anoitecer, e será retomado nesta quinta-feira (10).
Acidente e risco ambiental
A carreta, que transportava etanol, gasolina e diesel, havia saído de Jequié com destino a Eunápolis, quando o condutor perdeu o controle por volta das 20h de segunda-feira. Houve risco de explosão devido ao derramamento dos combustíveis.
Parte do material foi removido por uma empresa acionada pelo seguro para possibilitar o destombamento. O restante vazou na pista, exigindo intervenção técnica para descontaminação.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) esteve no local para avaliar os impactos ambientais no solo. Um laudo técnico será emitido após a finalização da limpeza.
Desvio no local
Desde terça-feira (9), um desvio emergencial feito pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) permite o fluxo de veículos em pista auxiliar, garantindo o acesso a Ubatã, Ipiaú e Jequié.








