O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, registrou 35,8°C na última segunda-feira (9) e ficou em primeiro lugar no ranking das cidades mais quentes da Bahia, além de figurar entre as dez maiores temperaturas do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com a marca, Itaberaba alcançou a 6ª colocação no ranking nacional, evidenciando a intensidade da onda de calor que atinge diversas regiões do país.

Outro município baiano também apareceu entre os dez mais quentes do Brasil: Euclides da Cunha, no nordeste do estado, ocupou a 10ª posição, com 35,7°C.
Leia também:
- Inmet emite alerta de chuvas intensas para Itaberaba
- Forte ventania atinge Capim Grosso e causa destelhamentos e queda de árvores
Bahia em destaque no ranking nacional do calor
O levantamento do Inmet mostra que as altas temperaturas atingiram cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com destaque para o interior da Bahia, que vem enfrentando dias consecutivos de calor intenso.
A maior temperatura registrada no Brasil foi de 36,9°C, no município de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul.
Ranking das 10 cidades mais quentes do Brasil
- São Luiz Gonzaga (RS) – 36,9°C
- Mantena (MG) – 36,4°C
- Jardim (MS) – 36,0°C
- Corumbá (MS) – 35,9°C
- São João do Piauí (PI) – 35,9°C
- Itaberaba (BA) – 35,8°C
- Pão de Açúcar (AL) – 35,8°C
- Seridó / Caicó (RN) – 35,8°C
- Caicó (RN) – 35,7°C
- Euclides da Cunha (BA) – 35,7°C
Onda de calor preocupa especialistas
Meteorologistas alertam que as altas temperaturas elevam o risco de desidratação, insolação e agravamento de problemas respiratórios e cardiovasculares, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A recomendação é beber bastante água, evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia e usar roupas leves, além de buscar locais ventilados.







