Prefeitura de Itaberaba viabiliza curso de capacitação para 115 motoristas de ônibus escolares do município

A Secretaria de Educação de Itaberaba promoveu nesta quinta-feira (7) – no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães – a 2ª Formação para Condutores do Transporte Escolar da rede municipal de ensino. Com carga de 6 horas, a capacitação beneficiou 115 motoristas de ônibus escolares, vans, e carros pequenos que transportam alunos e professores na cidade e zona rural de Itaberaba.



“Foram repassadas aos condutores orientações à luz da legislação do trânsito, sobre direção defensiva, e outros procedimentos para uma condução segura. Essa formação está sendo dada em cumprimento ao Plano de Ações Articuladas (PAR) visando garantir a segurança dos alunos e professores através das orientações ministradas à formação desses 115 condutores de veículos da rede de ensino”, informa Eliana de Oliveira Morais, secretária municipal de Educação.
Motoristas participam de capacitação profissional
O treinamento dos motoristas foi possível graças à uma parceria feita entre a Prefeitura e a empresa Viação Águia Branca, que disponibilizou um motorista instrutor, responsável pelo curso. “Um motorista bem preparado pode evitar acidentes graves no trânsito, contribuindo para a segurança dos alunos e professores transportados. Essa formação é importante para o aprimoramento e crescimento desses profissionais.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Foram passadas informações sobre temas como direção defensiva, condução econômica, consciência ambiental, e sobre o código de trânsito brasileiro. A receptividade foi boa e acredito que os condutores saíram com uma nova postura, aumentando a segurança no trabalho”, afirma Pedro Paulo da Silva Júnior, motorista instrutor da Águia Branca.

Segundo ele, Itaberaba saiu na frente e é a primeira Prefeitura da Bahia que fez essa parceira para capacitar os condutores de veículos da rede municipal de ensino. “Espero que outras Prefeituras sigam o exemplo e nos procurem para também receberem esse treinamento aos seus motoristas”, concluiu o instrutor.