Tradicional forró pé-de-serra

DO LADO DA GENTE - SAÚDE 1125

Dizem os estudiosos, que foi Manuel Queirós e Xerém os autores do primeiro forró que se tem conhecimento na música brasileira. Foi em 1937, com a gravação fonográfica de“Forró na roça”.

Origem do termo “Forró”

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Na etimologia popular é freqüente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all (“para todos”). Para essa versão, foi construída, no início do século XX, a ferrovia Great Western. Os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário brasileiro, forró.Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.

pe de serra

Verdade ou não, o certo é que o termo forró passou a caracterizar uma das maiores manifestações musicais do Nordeste brasileiro. Um ritmo que aglutina diversos outros ritmos, como o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.

Há estudos linguísticos que comprovam, entretanto, que o termo forró deriva de forrobodó. Essa é a expressão original mais aceita, ficando a influência do inglês ‘for all’ questionada. Na época da construção das ferrovias usava-se o termo samba para designar festa, no Interior do Ceará. A denominação forró como ritmo musical e estilo de dança surge mais tarde. 

Outros estilos de forró

É bom não esquecer que forró pode ser pé-de-serra (xote, baião, arrasta-pé e universitário) para diferenciar do ritmo atual com introdução de instrumentos eletrônicos por grandes bandas. Isso é se realmente a pessoa tem garra e coragem!

trecho da musica:(A Linda Das Mais Lindas)Eu vou falar pro seus pais, que eu te amo demais e não quero nem saber. Se eles não concordar, for contra nós se casar, eu vou carregar você. Nem que o céu caia em pedaços, só pra lhe ter em meus braços não tenho medo de morrer.