No próximo dia 28 de julho, quinta-feira, a cidade de Itaberaba (BA) será palco do I Seminário Regional de Calçadas e Acessibilidade, um evento promovido pelo CREA-BA e apoiado por diversas entidades e órgãos, como a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Mútua-BA, a Prefeitura de Salvador e Cocas. O seminário ocorrerá no auditório do Colégio Modelo, das 8h às 13h.
Um dos destaques da programação será a palestra da engenheira Ana Gabriela Saraiva, representante da ABCP, que abordará os tipos de pavimento recomendados para passeios públicos. Ana Gabriela destacará os sistemas construtivos para calçadas que proporcionam segurança, conforto e acessibilidade aos usuários, incluindo tecnologias como blocos intertravados de concreto coloridos. Esses materiais não apenas são visualmente atrativos, mas também são antiderrapantes, resistentes e de fácil manutenção, permitindo a realização de serviços no subsolo sem grandes transtornos.
Além disso, o evento contará com apresentações sobre as ações do CREA-BA em acessibilidade, um diagnóstico preliminar da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Itaberaba, bem como discussões sobre os problemas e soluções para as calçadas, com a participação do engenheiro Raimundo Nonato, da Fundação Mário Leal Ferreira.
Outro ponto de destaque será a mesa-redonda sobre acessibilidade e políticas públicas, na qual serão abordados temas como a comunicação entre sociedade civil e poder público, o papel do legislador, desafios das associações das pessoas com deficiência no contexto da acessibilidade, entre outros.
O seminário é uma oportunidade importante para promover o debate e a conscientização sobre a importância da acessibilidade urbana e das calçadas adequadas para garantir a mobilidade e a qualidade de vida de todos os cidadãos. Mais informações e inscrições podem ser obtidas através do CREA-BA e da Inspetoria de Itaberaba.








