Prefeitura de Itaberaba acusa estudantes por vandalismo durante manifestação

Por meio de uma nota de repudio publicada nesta sexta-feira (08/11) a Prefeitura Municipal de Itaberaba, atribuiu aos estudantes do Colégio Estadual Centenário e demais participantes do movimento em prol da não municipalização da unidade escolar, a culpa pelos atos de vandalismos ocorridos na Avenida Ruy Barbosa na noite de terça-feira (05), noite na qual ocorreu o protesto que saiu do colégio Centenário até a Câmara Municipal de Vereadores.

A organização do manifesto nega as acusações da prefeitura e informa que a avenida Ruy Barbosa não foi o percurso percorrido pelo movimento.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Informamos que o manifesto saiu  de frente ao Colégio Centenário as 19:30 horário normal seguindo a Rua Francisco Gil até seu final saindo no  local conhecido como Cacique, local distante de onde aconteceu os atos de vandalismo.

Então mais uma vez a gestão municipal quer calar o povo com inverdades usando mais uma vez ofender o estado democrático de direito – Diz Renival França

DSC_1004

Confira na integra a nota divulgada pela prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Itaberaba, em solidariedade aos seus munícipes e esforços e carinho empregado por seus funcionários e prefeito na construção de uma cidade melhor, vem a público manifestar-se contra as ações de destruição do patrimônio público ocorridas nesta terça-feira (05), em Itaberaba, durante uma manifestação realizada na Avenida Ruy Barbosa, que foi totalmente revitalizada se transformando na principal área de lazer e descontração das famílias itaberabenses, recebendo inclusive o carinhoso apelido de ‘’Orla’’. Intitulada VEM PRA RUA, a manifestação percorreu a Avenida Ruy Barbosa chegando à Praça J J Seabra. Tratando-se de patrimônio público do município e, consequentemente, de todos os Munícipes, a Prefeitura Municipal de Itaberaba não poderia deixar de lamentar e repudiar, publicamente, tais atos que, na prática, implicaram gastos de dinheiro público. A Prefeitura Municipal de Itaberaba, responsável pela gestão e manutenção dos referidos equipamentos, solicita à colaboração de todos os cidadãos na preservação e proteção do patrimônio municipal que é de todos. Além do ato primaz de destruição do patrimônio público que estarreceu toda a população de Itaberaba, os organizadores da manifestação cometeram outras inflações; tais como: Incitação de menores, desrespeito as normas de controle da poluição sonora, já que recebemos inúmeras ligações com denúncias de populares sobre o alto volume do carro de som usado na manifestação. Estes relatos revelam uma ação inaceitável e condenável. Não se deve permitir que atos antidemocráticos e intimidatórios possam espalhar o medo, a insegurança institucional e a ameaça de destruição do patrimônio público. Que os autores e ou mandantes saibam que suas vontades devem se impor pela via do direto e não pela força da violência. Ressaltamos que a manifestação popular é direito justo e legítimo dos cidadãos, mas a sua prática não se coaduna com o exercício de atitudes que colocam em risco a vida e se assemelhem aos atos praticados por aqueles que, sob pseudo direito de propriedade, pratiquem a destruição de patrimônio de uso público ou desrespeite as normas de boas vivências e civilidade. Diante desse fato, repudiamos os atos de vandalismo e exigimos das autoridades a imediata identificação e punição dos autores e mandantes para que os moradores do município de Itaberaba sejam tranquilizados. Informamos também que a Prefeitura Municipal de Itaberaba iniciou imediatamente a reconstrução de todo patrimônio destruído. Obrigado pela atenção, Prefeitura Municipal de Itaberaba.

DSC_1026