IFET em Itaberaba

Itaberaba conquistou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) das 09 unidades que a Bahia vai ganhar. Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica do Governo Federal.

Após o esforço do Governo Municipal, com idas a Brasília e audiência no Ministério da Educação, Itaberaba conquista mais um benefício importante em parceria com o Governo Federal.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Resgate da credibilidade

Itaberaba nos últimos 02 anos teve sua credibilidade resgatada, sendo reconhecida como polo de desenvolvimento da região pelos municípios baianos e pelo Governo Federal. São ações conquistadas em parcerias que retratam o trabalho da Prefeitura em buscar recursos e desenvolver uma gestão pública e política voltada para o crescimento de Itaberaba.

A luta para a conquista do IFET não foi de agora. Vem desde 2009, quando o Governo Municipal se reuniu com a Professora Aurina Santana, na época diretora do CEFET e hoje reitora do IFBA, buscando a implantação de um Instituto Tecnológico em Itaberaba.

Desde então, a Prefeitura, através do Núcleo de projetos e Convênios, vem cobrando a instalação desse instituto, consciente da importância da qualificação educacional e profissional não só do município, mas de todo o território do Piemonte do Paraguaçu.

O Prefeito de Itaberaba, João Filho, Secretários municipais e demais integrantes da equipe de Governo receberam na quinta-feira, dia 25 de agosto, o Reitor do IFET -Ba, Sebastião Edson Moura,  acompanhado da engenheira Juliana Malta e do arquiteto Adelmo Ramos.

O encontro serviu para discutir o local onde será instalado o Instituto e para a equipe do IFET estreitar os laços com o município.

Estiveram presentes também na reunião os representantes do Legislativo de Itaberaba, o Presidente da Câmara Ricardo Pimentel e o vereador Evanilton Oliveira (Peba).

Após a conversa inicial sobre a constituição dos IFETs  e o plano  de ação institucional  para  consolidação do IFBaiano, foram apresentadas pelo Prefeito João Filho as propostas dos locais para implantação do IFET em Itaberaba. O local tem que seguir critérios técnicos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC), como área mínima na área urbana de 50 mil m² e na área rural de 50 hectares.

Dentre as opções, o terreno oferecido pela Prefeitura foi uma área de 50 mil m², na estrada para Ipirá, a 3 km da cidade, próxima a Indústria de Processamento de Frutos do Abacaxi.

Caso essa área não cumpra os critérios estabelecidos do MEC, para garantir a instalação do IFET em Itaberaba, o Prefeito João Filho, sensibilizado com a importância do Instituto, declarou que ele próprio doaria parte de um terreno do seu patrimônio, localizado próximo ao Horto Florestal.

A equipe do IFBaiano está aguardando a entrega do terreno por parte da Prefeitura, que tem o prazo de até 150 dias, e a previsão do MEC para conclusão da obra é em 2013.

Para o reitor agora é o momento de estreitar os laços com a Prefeitura. “Nossa parceria é com a Prefeitura, que é o representante legal do povo de Itaberaba. Quem tem que oferecer o terreno ao Instituto, a priori, é a Prefeitura, e estamos reunidos justamente para mantermos esse contato”, afirma Edson Moura.

Segundo o Presidente da Câmara, Ricardo Pimentel, este momento é muito importante para Itaberaba. “Os vereadores receberam o convite do Prefeito João Filho para estarem presentes nesse momento. Eu estive nessa reunião proveitosa porque o Poder Legislativo tem que estar inserido nessa discussão. Foi um passo importante para que tenhamos condições de atuar junto com a Prefeitura nesse desenvolvimento de Itaberaba e região”.

O prefeito João Filho está orgulhoso por essa conquista. “Muitos não conseguiam enxergar o que eu enxergava. Outros não conseguiam entender quando eu falava do drama do jovem itaberabense que tinha que se aventurar fora de casa, sem a formação adequada para enfrentar o mercado de trabalho”, relatou o Gestor.

IFET em Itaberaba

De acordo com o Prefeito, a implantação de uma unidade no município foi possível devido à luta travada por ele, pelo Núcleo de Projetos da atual Gestão, em parceria com o deputado federal João Leão e o senador Valter Pinheiro, mas o maior vitorioso foi a população. “Esse benefício vai mudar toda a estrutura da região, que vai se adaptar a uma nova realidade. Ganha empresários, ganha pequenos comerciantes, valoriza os imóveis, ganha em qualidade no ensino, ganha o mercado de trabalho. Enfim, ganha o povo de Itaberaba e dos municípios atendidos”.

Através do IFET serão disponibilizados cursos superiores e técnicos. Esses cursos serão discutidos em audiência pública com os representantes do território para decidir as reais necessidades da região. Serão oferecidas vagas para 1.200 alunos e mais de 100 empregos diretos.