Bahia é o 4º maior produtor de abacaxi do Brasil, Itaberaba é líder no estado

Pátria do abacaxi (do tupi iuaka’ti , fruta cheirosa) ou ananas, palavra do tupi guarani que significa fruta excelente, o Brasil sempre foi um dos maiores produtores mundiais, disputando desde a década de 1990, a liderança global com a Tailândia. A produção é mais expressiva na região Nordeste, com destaque para Paraíba e Bahia, respectivamente primeiro e quarto maiores estados produtores nacionais.
Na Bahia, o município de Itaberaba se destaca na liderança de produção, com trabalho cooperativado e uso de técnicas modernas de produção e de comercialização. A produção local mudou a vida dos habitantes e cresceu no mesmo período em que decaiu a produção de Coração de Maria, na década de 1990. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, uma das frutas favoritas da população brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país produziu 1,5 milhões de toneladas da fruta em 2011.
GEDSC DIGITAL CAMERA
Coopaita Itaberaba – Foto: Fernando Santos
Neste ano, a Bahia atingiu a produção de 140 milhões de frutos de abacaxi (IBGE, 2013), numa área colhida de 5.841 ha, obtendo um rendimento de 24.012 frutos/ha, pouco abaixo da média nacional de 25.239 frutos/ha. Responsável por 8,9% da produção e 9,3% da área colhida do país , é superada apenas pela Paraíba, Pará e Minas Gerais, maiores produtores nacionais há mais de uma década
A maior produção de abacaxi na Bahia ocorre em municípios da região semiárida, com destaque para Itaberaba, situado a 264 km de Salvador, que em 2011 respondeu por 58% da produção do estado. Segue-se Umburanas (2,2%), Macajuba (1,3%) e Boa Vista de Tupim (1,2%), os dois últimos na região de Itaberaba.
Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.