A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) coloca na rua o Bloco de Carnaval das pessoas que são atendidas pelo Centro em Itaberaba.
| |
|
A concentração está marcada para as 15:00h desta terça-feira (26), na Praça J.J Seabra. O objetivo do evento é socializar os pacientes atendidos no município e mostrar para a comunidade que essas pessoas podem conviver de forma harmônica, demonstrando alegria e brincar o carnaval como qualquer cidadão. As pessoas atendidas pelo Centro recebem assistência psicológica e medicamentos e conta com uma equipe formada por psicólogo, pedagogo, assistente social, fisioterapeuta, psiquiatra e enfermeiro.
Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços comunitários para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e pessoas com problemas mentais. Esses serviços são estratégicos no processo de reformulação da assistência psiquiátrica pública que está construindo um modelo de cuidado integral, permanente e territorial. Constituídos pela Lei 10.216, de 06/04/2001, que “Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental” e pela Portaria Nº 336/GM, de19/02/2002, esses dispositivos visam garantir um atendimento de qualidade a pessoas com transtornos mentais próximo ao local onde vivem.






