De acordo com o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), um centro de baixa pressão, conhecido como ciclone, poderá se formar no oceano, próximo à Bahia, trazendo chuvas intensas e ventos fortes.
Esse fenômeno climático, caracterizado por ventos que se movem no sentido horário, tem potencial para gerar ventania e grandes acumulados de chuva em diversas regiões do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que os ventos podem atingir velocidades de até 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado, com acumulados de chuva de até 100 mm por dia nessas áreas.
Na capital Salvador e região metropolitana, as chuvas devem começar de forma mais leve no sábado (23), ganhando força no domingo (24) e na segunda-feira (25), quando o tempo permanecerá nublado na maior parte da Bahia, com pancadas de chuva moderadas a fortes.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, e que a população busque abrigo seguro caso enfrente ventos ou chuvas mais intensas.







