Com possibilidade de formação de ciclone, mais de 90 cidades da Bahia têm risco de chuvas intensas

De acordo com o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), um centro de baixa pressão, conhecido como ciclone, poderá se formar no oceano, próximo à Bahia, trazendo chuvas intensas e ventos fortes.

Esse fenômeno climático, caracterizado por ventos que se movem no sentido horário, tem potencial para gerar ventania e grandes acumulados de chuva em diversas regiões do estado.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.
Outras cidades da Bahia também estão com previsão de chuvas intensas, mas com alerta amarelo, que significa perigo potencial
Outras cidades da Bahia também estão com previsão de chuvas intensas, mas com alerta amarelo, que significa perigo potencial — Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que os ventos podem atingir velocidades de até 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado, com acumulados de chuva de até 100 mm por dia nessas áreas.

Na capital Salvador e região metropolitana, as chuvas devem começar de forma mais leve no sábado (23), ganhando força no domingo (24) e na segunda-feira (25), quando o tempo permanecerá nublado na maior parte da Bahia, com pancadas de chuva moderadas a fortes.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, e que a população busque abrigo seguro caso enfrente ventos ou chuvas mais intensas.