Lei que autoriza faixa exclusiva para motos é sancionada em Feira de Santana

A cidade de Feira de Santana, a segunda maior da Bahia, vai adotar a “Faixa Azul”, espaço exclusivo para a circulação de motociclistas em vias de grande movimento. A lei foi sancionada nesta quarta-feira (20) pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município.

A regulamentação da medida deve ocorrer em até 30 dias, prazo no qual a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) fará os estudos técnicos, definirá as vias que receberão a faixa exclusiva, implantará a sinalização e cuidará da manutenção.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Segundo o texto sancionado, o principal objetivo da “Faixa Azul” é reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas e, ao mesmo tempo, dar mais fluidez ao tráfego urbano. Hoje, os acidentes com motos representam uma parcela significativa das ocorrências de trânsito em Feira, sobrecarregando inclusive os hospitais da cidade.

Onde a “Faixa Azul” pode ser implantada

De acordo com o vereador Lulinha da Gente (União Brasil), autor da proposta, as principais avenidas da cidade devem ser priorizadas, como:

  • Avenida Noide Cerqueira

  • Avenida Presidente Dutra

  • Avenida Getúlio Vargas

  • Avenida Fraga Maia

No entanto, a definição final dependerá de análises técnicas da SMT, que vai avaliar quais vias têm condições adequadas para receber a faixa exclusiva.

Em relação às multas para motoristas e motociclistas que desrespeitarem a faixa, a regulamentação será publicada após o prazo inicial de 30 dias.

Experiência já testada em Salvador

A “Faixa Azul” não é uma novidade exclusiva de Feira de Santana. Salvador implantou a sua primeira motofaixa em março deste ano, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), tornando-se a terceira cidade do Brasil a receber autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para o modelo.

Na capital baiana, a faixa é pintada em azul e branco e funciona com limite de velocidade de 60 km/h. Nos primeiros 30 dias, a fiscalização foi apenas educativa, permitindo a adaptação dos motociclistas.

Segurança e expectativa da população

Com a medida, a expectativa é que Feira de Santana consiga organizar melhor o tráfego, aumentar a segurança para motociclistas e reduzir o número de acidentes — resultado que pode impactar diretamente na diminuição da sobrecarga dos hospitais da cidade.

A implantação da “Faixa Azul” representa um passo importante para modernizar o trânsito e oferecer mais segurança a quem depende da moto para se deslocar ou trabalhar no dia a dia.