Decreto de criação:
Importância da ARIE Serra do Orobó
A ARIE Serra do Orobó possui representantes de três grandes biomas: a mata atlântica, a caatinga e o cerrado, os quais possuem grande diversidade biológica e características especificas. Tem como objetivo garantir a preservação das florestas e o curso dos riachos, além de disciplinar as atividades produtivas ali desenvolvidas, garantindo o uso racional das águas.
Localização e área
A Serra do Orobó encontra-se inserida nos municípios de Rui Barbosa e Itaberaba, a 315km de Salvador. Possui uma área total de 7.397 ha.
Atributos Naturais
Abriga remanescentes de floresta estacional inserida no domínio da Mata Atlântica e inúmeras nascentes. Suas belas paisagens decoram o meio-ambiente, proporcionando aos visitantes um prazer memorável: um santuário ecológico legado e conservado por vários séculos.
Aspectos Relevantes
Alcança-se o topo da Serra – 1.021m de altitude – através de caminhos ou trilhas de onde se tem uma bela vista panorâmica da ARIE. Como pontos de visitação destacam-se os afloramentos de cristais de rocha, o Dedo de Deus, a Cachoeira do Fascínio (com 16m de altura), o Morro Dois Irmãos e a Serra Selada.
Além de possuir a segunda melhor rampa natural de vôo livre do Nordeste, propicia a prática de balonismo, alpinismo, montanhismo, motocross, mountain bike, trackking, rappel, entre outros esportes radicais.
A religiosidade se faz presente na Sexta-Feira Santa, quando romeiros fazem peregrinação para saudar a imagem de Nossa Senhora das Graças, situada no topo da Serra.
Principais Conflitos Ambientais
Queimadas
Desmatamentos
Retirada de Orquídeas
Exploração mineral








