O número de mortes suspeitas causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol subiu para sete em todo o Brasil, segundo autoridades de saúde. O alerta nacional foi reforçado após o governo de Pernambuco confirmar, nesta terça-feira (1º), dois novos óbitos associados ao consumo de produtos ilegais.
Em São Paulo, já haviam sido registradas cinco mortes e pelo menos 22 casos de intoxicação em investigação, o que levou o Ministério da Justiça a acionar a Polícia Federal (PF) para apurar um suposto esquema de adulteração ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Casos em Pernambuco
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), três pessoas deram entrada em hospitais com sintomas graves de intoxicação.
- Duas morreram após o consumo da bebida.
- O terceiro paciente sobreviveu, mas perdeu a visão.
As vítimas eram moradores das cidades de Lajedo e João Alfredo, no Agreste pernambucano. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exames.
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) intensificou a fiscalização em depósitos e distribuidoras de bebidas, além de manter contato direto com órgãos federais para tentar rastrear a origem da adulteração.
Operação em São Paulo
O governo paulista confirmou que a polícia fará nesta quarta-feira (2) vistorias em depósitos de três revendedoras suspeitas de distribuir as bebidas adulteradas para bares e restaurantes onde ocorreram os casos de intoxicação.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ação envolve forças policiais e órgãos de vigilância sanitária para “identificar a origem das bebidas adulteradas e punir com rigor os responsáveis”.
Risco do consumo de metanol
O metanol é uma substância altamente tóxica, que pode causar:
- Náuseas e vômitos intensos
- Falta de ar
- Danos ao fígado e rins
- Cegueira irreversível
- Morte em casos graves
A recomendação das autoridades é que a população evite consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, especialmente quando oferecidas a preços muito abaixo do mercado.







