Idoso de 65 anos é agredido com socos e chutes por guardas municipais

Uma câmera de segurança flagrou o momento que um idoso de 65 anos é agredido com socos e chutes por ao menos três guardas municipais, na rua Hilton Fontes de Lacerda, no bairro de Itapuã, em Salvador. (Veja no vídeo acima)

O caso aconteceu no domingo (5) e no vídeo é possível ver que o aposentado é jogado no chão e recebe diversos chutes e socos.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes estavam em uma blitz, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, quando o idoso fugiu, alegando ter um documento de liberação.

Homem é agredido com socos e chutes por guardas municipais em Salvador
Homem é agredido com socos e chutes por guardas municipais em Salvador — Foto: Reprodução/ G1

Conforme o órgão municipal, a ação foi sucedida por uma batida entre o veículo do aposentado e uma viatura da corporação, além de uma manobra que, segundo a Guarda, colocou em risco a integridade dos servidores e de outras pessoas.

A Guarda Municipal afirmou ainda que o acompanhamento tático levou à abordagem do homem em frente à casa em que ele morava, onde ele resistiu à prisão.

Em nota, o órgão disse que os agentes agiram “em estrita conformidade com os protocolos de uso progressivo da força para garantir a segurança de todos”. A Guarda Civil ressaltou ainda que “todas as ações foram estritamente reativas à tentativa de fuga e à resistência à prisão, visando a preservação da vida e a execução da lei”.

Já a Transalvador disse que o homem desobedeceu à ordem de parada após terem sido detectados sinais de ingestão de álcool na primeira aferição do etilômetro, mais conhecido como “bafômetro”.

“Quando o agente pediu que ele encostasse o veículo para passar por uma segunda aferição, em outro aparelho, o motorista se recusou a realizar o teste e tentou fugir, sendo abordado por guardas municipais mais à frente”.

Ainda em nota, a Transalvador disse que o motorista foi convidado a fazer um segundo teste, mas se recusou. Diante disso, ele foi avisado que seria autuado por recusa a se submeter ao teste do etilômetro.

O órgão ainda disse que também foi constatado atraso no licenciamento do veículo e que ao ser informado das autuações, o motorista entrou no veículo e tentou, novamente, fugir do local, momento em que levou materiais de sinalização, danificou a viatura da Guarda Civil e atingiu servidores municipais, que não chegaram a ficar feridos.

“Mais uma vez, os guardas municipais conseguiram interceptar o condutor. Por transpor, sem autorização, bloqueio viário policial, o cidadão também foi autuado. Os agentes encaminharam o cidadão à Central de Flagrantes, onde o fato foi registrado”.