A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 135 aves silvestres transportadas de forma ilegal em um veículo na BR-101, no trecho do município de Itabuna.
O flagrante ocorreu durante uma ronda de rotina, quando os agentes perceberam que um VW/Santana trafegava em zigue-zague e que o motorista usava o celular enquanto dirigia. Na abordagem, o condutor alegou transportar apenas dois papa-capins visíveis em gaiolas no interior do carro. Contudo, ao abrir o porta-malas, os policiais encontraram mais gaiolas escondidas sob roupas e bananas.

Foram resgatadas 91 canários-da-terra, 42 azulões e 2 papa-capins, todos em condições precárias, sem ventilação, água ou comida. Muitos pássaros apresentavam ferimentos causados pelo confinamento em espaços apertados.
O motorista, que já possuía antecedentes por tráfico de animais silvestres, foi preso em flagrante. O veículo e as aves foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus.
Os pássaros resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Vitória da Conquista, onde receberão cuidados antes de serem devolvidos à natureza.







