Importância de Saber Como Escrever Uma Redação Sobre o Meio Ambiente

Se tem um tema que é uma aposta segura das redações do Enem é o meio ambiente. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre ele

0

Precisamos Falar Sobre o Meio Ambiente: Um Pedido de Socorro

Não é de agora que o meio ambiente vem gritando e implorando a nós por socorro. A devastação e degradação causada pelas ações humanas tem piorado ano após ano. Grande demonstração de tal fato é o índice de áreas queimadas na Amazônia que só faz crescer. Seja pela ganância humana ou até mesmo pela ausência de políticas públicas e punições eficazes, fato é que a natureza vem gritando por socorro. 

 

Como este tema é um tema de grande relevância e um enorme problema social, isso faz dele um excelente tema passível de cair na proposta de redação do Enem. Pensando nisso, vamos te mostrar aqui como escrever uma redação sobre o meio ambiente, trazendo algumas dicas e sugestões para auxiliar. 

 

Além da Redação o Que Mais se Atentar?

Sabemos que a redação do Enem equivale a metade da nota, mas a prova não é formada somente da redação, não é mesmo? Por isso, é importante ficar atento e estudar as outras matérias. Como por exemplo a parte da prova de química, que é considerada por muitos alunos uma das partes mais difíceis, junto com matemática e física. 

 

Para te auxiliar nesse momento trouxemos algumas dicas que são válidas tanto para estudar a matéria de química, quanto outras matérias, são elas: 

 

  • Veja aulas no Youtube, essa plataforma tem um infinidade de aulas maravilhosas gratuitamente;
  • Faça anotações dos seus estudos, já foi comprovado que o ato de anotar faz o estudante memorizar melhor o assunto;
  • Responda questões, de nada adianta você estudar sem praticar;
  • Faça simulados com cronômetro, isso ajudará a saber quanto tempo está levando para responder.

Por Que Falar Sobre o Meio Ambiente é Relevante?

Se você já ouviu de algum de seus professores que sem o meio ambiente não é possível existir vida, saibam que não existe frase mais verdadeira. A preservação do meio ambiente não é importante somente para a manutenção da fauna e da flora e das espécies que dependem dele, é importante para nossa própria sobrevivência. 

 

Justamente por isso é tão relevante falar sobre o meio ambiente, vez que é debatendo que se modifica algo. Mas para começar, o que seria meio ambiente? Trouxemos essa definição para que você possa compreender a amplitude que é o meio ambiente, vejamos: 

 

O meio ambiente (do latim ambĭens,ēntis, de ambīre, no sentido de ‘andar ao redor, cercar, rodear’) refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente

 

Dessa forma, é nítida a importância de se preservar o meio ambiente, de construir políticas públicas voltadas à proteção e preservação, bem como a reconstrução do ecossistema. Além disso, é necessário punições mais severas a quem desrespeita e viola as áreas de proteção ambiental. E ainda, que todos os cidadãos tenham consciência de seus deveres de proteção e preservação do meio ambiente. 

Como Fazer a Redação Sobre o Meio Ambiente?

Vale ressaltar que se você faz parte do grupo de estudantes que se apavoram quando se veem diante da obrigação de escrever uma redação, saiba que não há motivos para isso. A confecção do texto da redação é um dos mais simples, sua estrutura é composta por: 

INTRODUÇÃO

Introdução do leitor ao tema a ser apresentado, deve-se começar com uma breve contextualização sobre o tema, fazendo com que o indivíduo compreenda o que vai ser trabalhado. 
DESENVOLVIMENTO Nesse momento você irá trazer todos os seus argumentos, tendo em vista se tratar de um texto argumentativo-dissertativo. Convença o leitor do seu ponto de vista.
CONCLUSÃO Parte final do texto, conclua seu texto com um argumento final consistente e forte indicando o porquê você teve esse ponto de vista.

 

O tema da redação do Enem é geralmente voltado para problemas e questões socioculturais. Dessa forma, a temática sobre o meio ambiente é passível de cair na prova. Sendo assim, procure ler jornais e revistas falando sobre o tema, assim estará se preparando para a redação. 

 

Se precisar de ajuda profissional, pode contar com os profissionais capacitados do MyStudybay. Ao acessar a plataforma você ainda encontra diversos artigos sobre vários conteúdos educacionais. Esperamos que vocês tenham apreciado as nossas dicas e sugestões, um abraço e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here