Itaberaba, localizada no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, foi o 27º município baiano que aderiu ao programa Municípios Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Nesta quinta-feira (26), o prefeito Ricardo Mascarenhas compareceu pessoalmente à sede da SecultBA para formalizar seu interesse na pauta e assinar o Termo de Adesão a esta iniciativa que objetiva o fortalecimento do setor cultural em todo o estado, por meio da consolidação do Sistema Estadual de Cultura e da promoção de ações culturais estruturantes compactuadas entre os poderes públicos do Estado e dos Municípios.

A mobilização dos entes municipais, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), que já vinha em plena atividade, se intensificou consideravelmente neste mês de janeiro, com o início dos novos mandatos nas prefeituras, que são as responsáveis por se incorporar ao programa. A resposta dos municípios está sendo bastante positiva, a exemplo da atitude da gestão de Itaberaba, primeira a se apresentar pessoalmente para agilizar as tramitações.
Outros já sinalizaram o envio de suas respectivas documentações via Correios e devem estar sendo formalizados nos próximos dias. Assim que recebidos, cumprindo-se todas as exigências documentais do programa, os Termos de Adesão são encaminhados para assinatura do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, e posterior publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.
Os gestores públicos têm a data limite de 31 de março de 2017 para formalizar o interesse de participação neste programa que reconhece que, para desenvolver a cultura e beneficiar a sociedade com toda sua potência, é preciso organizar e formalizar o setor e lhe atribuir garantias para consolidar e qualificar políticas, estruturas e agentes.
SecultBA








