Crime ambiental no Parque Ecológico Juracy Magalhães em Itaberaba

A Bahia tem 690 escolas de tempo integral

Um ato de vandalismo, verdadeiro crime ecológico, aconteceu na madrugada de quarta para quinta-feira (6) em Itaberaba. A vítima foi o Parque Ecológico Juracy Magalhães, onde o(s) autor(es) invadiram e destruíram dezenas de árvores, quebraram torneiras e canos de água. As árvores mais jovens foram quebradas ao meio com golpes, aparentemente de foice, de facão, e outras partidas pelos galhos.

crimeambiental_itaberaba_divulgaçao_JPG5

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Trata-se de um ato covarde contra o patrimônio público, que é um bem de todos os cidadãos. Uma verdadeira barbárie em uma cidade que está progredindo, e tem uma Gestão que tem investido no ato de conscientizar a população quanto à preservação do meio ambiente, garantindo um município mais humano e agradável de viver.Ao saber do ocorrido o prefeito João Filho foi até lá para constatar in loco o tamanho da devastação. Como todos os que viram o resultado do atentado ao meio ambiente -, ele ficou revoltado e prometeu realizar uma investigação rigorosa para identificar quem praticou tal crime.

No parque trabalham dois funcionários – um jardineiro e um guarda municipal -, que poderão colaborar com as investigações sobre o ocorrido, assim como os moradores da vizinhança. Será que ninguém viu algo estranho ou movimentação de pessoas no local? Se viu é só ligar para a Ouvidoria do Município e fazer a denúncia sem precisar se identificar. A ligação é gratuita pelo 0800 075 4321.

Árvore partida ao meio

Estranho uma atitude desta acontecer na Semana do Meio Ambiente e Cidadania, diante das ações realizadas tanto pela Prefeitura, como parte do Movimento Consciência Cidadã, que visa estimular uma mudança de atitude das pessoas, inclusive quanto à preservação do patrimônio público, quanto de diferentes escolas do município que durante a semana visitaram o parque.

O Parque Ecológico Juracy Magalhães, desde 2011, recebe visitas tanto de alunos de diversas escolas de Itaberaba, quanto de turistas que passam pela cidade, atraídos pela beleza natural da Chapada Diamantina.É triste e lamentável constatar que enquanto a maioria dos cidadãos luta por uma cidade limpa, organizada, e boa para se morar, uma minoria só pensa em criticar – sem razão -, destruir, e depredar o que é construído com os impostos pagos pelos cidadãos de bem do município.