Aconteceu no último dia (7), o primeiro Faxinaço Modelo visando à prevenção e o controle da dengue no município de Itaberaba. Devido ao elevado número de casos de dengue e por apresentar índices elevados de infestação do mosquito, o bairro escolhido para realização da atividade foi o Derba. Contando com a presença do Grupo Executivo de Trabalho (GET Dengue/FLEM), Gestores Municipais, Coordenadores e Articuladores do Projeto tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia do Faxinaço Modelo, que posteriormente será realizado em outros nove bairros atendidos pelo Projeto, são eles: Barro Vermelho, Batalhão, Caititú, Campo do Governo, Derba, Independente, Jardim das Palmeiras, Monte, Oriente e Paraquial.
| |
|
Reunidos na Escola Municipal do Derba, o Faxinaço Modelo teve início às 9h, com a divisão de oito equipes contendo Coordenadores Municipais, Agentes de Saúde e Articuladores. Estes percorreram todos os quarteirões do bairro distribuindo sacos plásticos e luvas aos moradores com o objetivo de alertar sobre o perigo que a Dengue pode causar a saúde da população, além de buscar a corresponsabilidade do morador quanto à proliferação no mosquito, já que grande parte dos criadouros encontra-se no ambiente do intradomicílio. Ao mesmo tempo, caçambas, tratores e servidores municipais, disponibilizados pela Secretaria de Obras, realizavam o recolhimento de materiais que possivelmente serviriam como criadouros para a proliferação do mosquito Aedes Aegypit.
Além da Secretaria de Obras, através de Zito Carneiro, o Secretário de Saúde Gabriel Santos, também esteve presente no evento e prestou total apoio ao Projeto de Mobilização para a prevenção e o controle da Dengue no Estado. Preocupado com a situação atual da Dengue no município, Gabriel Santos fez questão de receber a equipe do GET Dengue/Flem e os Coordenadores municipais em seu gabinete, no dia (6), momento que foi informado sobre o número de casos de dengue em 2013, além de conhecer toda a logística que envolve o Faxinaço Modelo.
O Faxinaço tem o objetivo de promover a mudança de paradigma de que a retirada de materiais inservíveis e lixo das residências é dever do poder público. Com uma logística diferenciada, o Faxinaço induz que a coleta e reunião de materiais descartados de forma irregular sejam realizadas pelo próprio morador, no seu dia a dia. Além disso, leva informação a um determinado local, objetivando divulgar modos de prevenção da Dengue e sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária para o encaminhamento das questões coletivas.
As ações desenvolvidas durante a semana fazem parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
Além de Itaberaba, outros 22 municípios baiano participam do Projeto, são eles: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Serrinha, Conceição de Coité, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Teixeira de Freitas.












