O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no dia 20 de abril em Itaberaba. De lá pra cá tivemos suspensão de aulas, comercio fechado, festejos cancelados e uma luta incansável dos profissionais de saúde para cuidar dos pacientes que continuam dando entrada nas unidades de referência com os sintomas da doença.
E são exatamente estes profissionais, os primeiros a receber as doses do primeiro lote da vacina CoronaVac contra a Covid-19.
O Plano de Municipal de Imunização foi apresentado, na noite desta terça-feira (19) pela prefeitura de Itaberaba em uma rede social.
As vacinas foram distribuídas para 30 regionais, que farão a distribuição aos 417 municípios baianos e chegou à Itaberaba na manhã de hoje.
De acordo com o prefeito Ricardo Mascarenhas, a vacinas começarão a ser aplicadas nesta quinta-feira (20) em profissionais da saúde e em idosos acima de 75 anos em duas doses.
O Secretario Municipal de Saúde, João Rodrigues, definiu como o dia histórico o inicio da vacinação e detalhou as fases da vacinação:
- Primeira Fase: Serão imunizados os profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho, idosos 75 anos em domicílio, e idosos em lares institucionalizados.
- Segunda fase: Serão imunizados os idosos de 60 a 74 anos nas unidades básicas de saúde e em drive-thr na zona urbana. e Na zona rural serão 4 equipes visitando as residências.
- Terceira fase: Serão contemplados os pacientes portadores de comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e outras, além dos transplantados.
- Quarta fase: Serão contempladas as pessoas em situação de rua, força de segurança, professores, pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos de passageiro, funcionários e pessoas privadas de liberdade, totalizando 5.326 pessoas nesta fase
Ricardo alertou para que a população não se dirija às unidades de saúde, não haverá vacinação para a população em geral neste momento.
Desde o início da pandemia, o município de Itaberaba já contabilizou 3.198 casos de coronavirus confirmados, 50 óbitos e 2.793 pessoas curadas. Na data de hoje a cidade tem 355 casos ativos.
Ainda de acordo com João Rodrigues, há a expectativa de novas remessas de vacinas nos próximos dia, o que pode ampliar a quantidade de pessoas contempladas pela vacinação.
O município planeja imunizar 28.185 pessoas nas4 fazes de vacinação sendo 4.896 pessoas na primeira fase, 5.874 pessoas na segunda fase, 12.478 pessoas na terceira fase e 5.323 pessoas na quarta fase do planejamento.










