Um trabalho de pesquisa com suínos puros da raça ‘Piau’ foi instalado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), na Unidade de Execução de Pesquisa do Paraguaçú, em Itaberaba, no interior do estado. A iniciativa visa preservar a raça e o fomento da suinocultura direcionada à agricultura familiar.
Com essa atividade, a empresa desenvolve trabalhos de melhoramento dos índices zootécnicos e de produtividade, com a introdução de uma raça nativa – reconhecidamente prolífera, rústica e precoce -, e práticas de manejo racional e científico socialmente apropriados à pequena produção.
Segundo o pesquisador e engenheiro agrônomo da EBDA, Alberto de Almeida Alves, no Nordeste, especialmente na Bahia, apesar do maior retorno econômico com a produção de suínos, usando raças exóticas, foi constatado que grande número de agricultores familiares criam espécies de raças nacionais, o que corresponde a 90% do rebanho existente na região.







