Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública. Com o registro de casos suspeitos dos últimos dias, os cuidados para eliminar os criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, devem ser redobrados. Por isso, entre os dias 03 e 06/09, o município de Itaberaba, recebe a equipe do GET Dengue (Grupo Executivo de Trabalho) da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com o intuito de conscientizar a população sobre o perigo da doença, através do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia.
O Projeto faz parte de um esforço conjunto entre a SESAB, a Secretaria da Saúde de Itaberaba e a FLEM, em parceria com municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.
Durante está semana de visita, as ações serão iniciadas no dia 03/09, com a Reunião dos Coordenadores Municipais do Projeto, para alinhamento do evento. No mesmo dia, a partir das 16:00h, está marcada a Reunião com Secretário e Gestores de Saúde.
No dia 04/09, acontecerá à visita diagnóstica aos bairros identificados pelo município com o maior índice de infestação predial e casos de dengue. No total serão visitados 10 bairros. São eles: Barro Vermelho, Batalhão, Caititú, Campo do Governo, Derba, Independente, Jardim das Palmeiras, Monte, Oriente, Paraquial.
Dia 05/09, às 08:00h, o Prefeito e os Secretários, recebem a equipe do Get Dengue, o representante da SESAB e os coordenadores municipais responsáveis pelo projeto no município. Em seguida, será realizado o Encontro com Agente de Combates às Endemias e os Agente Comunitário de Saúde. Ainda no dia 05/09, às 15:00h, acontece o Seminário de Sensibilização dos Parceiros, peças fundamentais no apoio ao projeto.
Após três dias de atividades, no dia 06/09, será realizada a reunião com os coordenadores municipais para uma avaliação desta 1ª viagem e o Alinhamento para a 2ª viagem que a equipe Get Dengue, fará no município de uma total de quatro a serem realizadas, no período de um ano.
O projeto de mobilização, iniciado em 2010 com 12 municípios baianos, hoje assiste a um total de 23 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.







