Itaíba – Linha ferroviária – Itaberaba

DO LADO DA GENTE - SAÚDE 1125
TRENS – De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros – sempre mistos – pararam nesta estação de 1928 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.

A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o “Trem da Grota”, extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.

A ESTAÇÃO: A estação de Itaíba foi inaugurada em 1928, como prolongamento e ponta de linha de um curto ramal que saía da estação de Iaçu e passava por Itaberaba, na linha da então Central da Bahia, parte da francesa Chemins de Fer. Não sei a situação atual da estação.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Itaberaba, mostrando também a estação de Itaíba, ao norte da sede (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa – acervo R. M. Giesbrecht)