A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itaberaba, unidade vinculada à 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (12ª COORPIN), deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação SOL, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular uma associação criminosa de atuação interestadual.
A investigação, que tramita sob segredo de justiça, revelou a existência de um grupo altamente estruturado, com atuação tanto em liberdade quanto no interior de estabelecimentos prisionais, inclusive fora do estado da Bahia. A organização funcionava com divisão clara de tarefas, envolvendo lideranças, operadores logísticos e articulações dentro e fora dos presídios.
Mandados cumpridos
Ao todo, foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e todos os quatro de busca, conforme a seguinte distribuição:
- Itaberaba:
– 3 mandados de prisão preventiva
– 3 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados em liberdade
- Feira de Santana:
– 1 mandado de busca e apreensão em imóvel vinculado ao núcleo logístico da quadrilha
- Presídio no Estado de Mato Grosso:
– 1 mandado de prisão preventiva contra um interno apontado como coordenador interestadual do esquema
Ação coordenada e simultânea
As diligências ocorreram de forma simultânea, como estratégia para preservar a eficácia das operações e evitar o vazamento de informações. A ação contou com apoio tático de equipes especializadas da Polícia Civil, incluindo policiais das DTs de Itaberaba, 12ª COORPIN e 1ª COORPIN, devido ao alto grau de risco envolvido no cumprimento dos mandados.








