A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) — por meio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Geral de Itaberaba (HGI) — emitiu Nota Técnica, para os serviços que integram a Rede Municipal de Atenção à Saúde, com Orientações e Recomendações sobre como proceder em caso de suspeita de infecção pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), com base no Protocolo de Tratamento do Ministério da Saúde (MS).
A ação tem como objetivo preparar as equipes de saúde do município, diante da emergência em Saúde Pública de importância nacional e internacional por doença respiratória — causada pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV) — com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Desta forma, as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória.
Na Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, elaborou o Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV), em parceria com os conselhos estaduais de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) e de Saúde (CES-BA), com base nas recomendações da OMS e do MS.
Na última quarta-feira (26), o MS confirmou o primeiro caso de “novo coronavírus” no Brasil, na cidade de São Paulo. No total, 20 casos suspeitos de infecção pela doença são monitorados pelo Ministério em sete estados do país (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC). No entanto, outros 59 casos suspeitos já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o Coronavírus.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros tipos humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em razão de sua aparência em microscópio, semelhante a uma “coroa”. O novo agente do coronavírus, que provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19), foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. (Saiba mais aqui)







