Projetos de professores de língua portuguesa se destacam entre os melhores do País

Cinco projetos de escrita, desenvolvidos em sala de aula por professores da rede estadual de ensino, se destacaram entre os 24 melhores do País no Seminário Internacional Escrevendo o Futuro, promovido pela Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo.

Os estudantes elaboraram textos referentes a comunidades tradicionais e distribuíram material informativo sobre prevenção da dengue. De forma lúdica, eles foram estimulados pelos professores a gostar mais de leitura, de escrever e estudar a língua portuguesa.

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‘Quem conta um conto aumenta um ponto: das histórias do passado às histórias do presente’ foi um dos selecionados no evento. Elaborado pelos alunos do Colégio Estadual José Amâncio Filho, em Curaçá, no Vale do São Francisco, o projeto alia a cultura local à prática de letramento por meio de escutas de ‘causos’ populares, leituras e produções do gênero textual.


Por meio do projeto ‘Combate à dengue’, a professora de língua portuguesa, Sandra Margarete Cajaíba, trabalhou com os alunos do Centro Educacional de Tremedal, no centro sul baiano, a discussão sobre a doença através da produção de materiais informativos distribuídos à população.

Autobiografia e memória

Já os alunos do Colégio Estadual Liberdade, localizado em Itaberaba, participaram do projeto ‘Remexendo no baú de memórias: ler e escrever para (se) conhecer’ e escreveram autobiografias para estimular a escrita.

Através de dados colhidos com familiares e do resgate de memórias, “os estudantes conseguiram praticar a escrita e a oratória ao trabalharem a subjetividade na construção de suas histórias de vida, no gênero foco que é autobiografia”, explicou a professora de língua portuguesa, Vilma Cristina Silva dos Santos.

Colégio Liberdade em Itaberaba.
Colégio Estadual Liberdade em Itaberaba.

Para resgatar e registrar a história de Maracás (região centro sul), os alunos do Colégio Estadual Edilson Freire trabalharam o gênero memória no projeto ‘Nas tramas da memória, tecendo saberes e vivência da nossa história’.

Como fontes de conhecimento para a produção textual, foram realizadas entrevistas e roda de conversas com moradores da cidade. Segundo as professoras Edna Fontes e Neila Portela, além da disciplina de língua portuguesa, a atividade multidisciplinar envolveu a participação de professores das disciplinas de história e geografia.

Vivências de pescadores

Neste mesmo contexto de valorização da cultura e história, vivências de pescadores foram destacadas por alunos do Centro Educacional do Saber, localizado no Povoado de Bela Vista, em Cansanção, na região nordeste do estado.

O projeto ‘Multiletramento e a vida dos pescadores: as diferentes formas de linguagem’ foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa, Alenaide Lima de Almeida. “A atividade ampliou as habilidades de leitura e escrita dos alunos que produziram textos do gênero informativo e discutiram questões sociais e ambientais”, explicou a educadora.

Ações de formação

A olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.