Saiba o que é e como funciona o Lockdown que será decretado em Itaberaba

O aumento nos casos de coronavírus nos últimos dias e a falta de colaboração de parte da população na manutenção do distanciamento e isolamento social foram determinantes para a adoção de medidas mais rígidas no enfrentamento à pandemia em Itaberaba.

Na noite desta quarta-feira (24), o prefeito Ricardo Mascarenhas anunciou que o município entrará em Lockdown  e Toque de Recolher a partir desta sexta-feira (26)

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Tranca-rua, isolamento rígido, bloqueio total. São vários os nomes, mas o objetivo é o mesmo. Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social. É quando a recomendação se torna obrigatória.

A estratégia já foi adotada em diversas cidades pelo  Brasil e no exterior e nesta sexta-feira a cidade de Itaberaba vai aderir à medida.

Centro de Itaberaba

Mas como é que funciona o lockdown?

Cada cidade, estado ou região tem autonomia para decidir a forma mais adequada de aplicar esse confinamento obrigatório. Wuhan, na China, onde a pandemia começou, foi a primeira cidade a fazer o lockdown. Obrigou todo mundo a ficar em casa. Parou fábricas, suspendeu aulas. Fechou praticamente todas as fronteiras.

Na Europa, o Norte da Itália seguiu o exemplo chinês para evitar o contato social, reduzir a transmissão da Covid-19 e tentar frear o colapso do sistema de saúde. Ao redor do planeta, outros países também aderiram a lockdowns, com níveis diferentes de restrições.

Em Itaberaba, estas restrições serão detalhadas em um decreto a ser publicado nesta quinta-feira (25) pela prefeitura, mas não deve fugir muito ao que foi aplicado em outras regiões.

O comercio funcionará normalmente, com as devidas recomendações sanitárias e de distanciamento social, nesta quinta-feira e a partir das 00:00 hs da sexta-feira (26) já passam a valer as regras do Lockdown.