Personagens históricos de Itaberaba

AFONSO SAMPAIO NETO (1928 – 1974) – Itaberabense de família tradicional, Construtor Civil, construiu e vendeu muitas casas aqui no município, faleceu ainda solteiro aos 46 anos vítima de problemas cardíacos.
ALDÉRICO SANTOS (1911 – 1977) –  Natural de Monte Santo – BA. Coletor federal em Itaberaba, prestador de serviços sociais aos mais carentes. Lutou pela estadualização do Colégio de Itaberaba na década de 70. Filiado ao partido da ARENA, no qual foi candidato a vereador elegendo-se em 1970. Considerado cidadão Itaberabense casou-se com Etelvina Rocha Santos, mas não tiveram filhos. Aposentou-se e viveu em Itaberaba até o seu falecimento aos 66 anos em Salvador após intervenção cirúrgica.
ALFREDO SOUZA HAYNE (1879 – 1946) – Coletor federal, cidadão honrado e grande prestador de serviços em beneficio à comunidade itaberabense. Tronco de família tradicional desta cidade. Faleceu aos 67 anos.
ALICIO SILVA ANDRADE (1899 – 1960) – Natural de Itaberaba, comerciante e fazendeiro. Funcionário da Agência dos Correios e telégrafos. Foi escrivão e delegado de polícia apesar de ter apenas o curso primário. Casou-se duas vezes. Teve 14 filhos, 6 do primeiro casamento e 8 do segundo. Faleceu aos 61 anos decorrentes de um derrame cerebral.
ALOÍSIO ROCHA SAMPAIO – (1903 – 1977) – Natural de Macajuba, fazendeiro, foi cobrador das Casas Bahia, tornou-se comerciante, foi chefe do setor de compras e vendas da Cooperativa Mista dos Agricultores de Itaberaba, participou do movimento político de Itaberaba onde era filiado a UDN, hoje PFL. Casou-se com D. Hercília Vitória Sampaio que da união tiveram 20 filhos. Faleceu aos 74 anos.
AMASÍLIA DE SÁ RIBEIRO DE BARROS – (1936 – 2008)  – Natural de São Felix, Formada pela escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, exerceu sua profissão na Maternidade Tissila Balbino, transferindo-se para Itaberaba em 1960 onde passou a trabalhar no hospital Regional de Itaberaba, onde  exerceu vários cargos sem remuneração alguma. Pelo estado  trabalhou como coordenadora do PIDERP, foi vice diretora da DIRES. Fundou em 1998 a Escola de Enfermagem Amasília Barros, casada com o médico Helio Ribeiro de Barros 1º médio do Hospital Regional de Itaberaba desta união tiveram 5 filhos todos formados, Rogério de As Ribeiro Barros, Veterinário, Anaklaudia de Barros m Barreto Enfermeira Universitária, Ricardo de Sá Ribeiro de Barros  Engenheiro Civil e Luciana de Barros Barreto Veterinária.
AMÉLIA MOSCOSO DE OLIVEIRA (1869 – 1904) – Natural de Salvador, comerciante de pedras preciosas. Mãe do ex-Prefeito de Itaberaba Delsuc Moscoso de Oliveira, esposa do Coronel José Baldoino de Oliveira, chefe político da época de Horácio de Matos. Faleceu aos 35 anos no momento de dar a luz ao ex-prefeito Delsuc Moscoso de Oliveira.
ANÉSIA MATA PIRES (1877-1957) – Natural de Machado Portela, sogra de, Delsuc Moscoso e mãe de dois ex-Prefeitos de Itaberaba, Plínio Mata Pires e Dr. Almir Mata Pires.
ANTÔNIO DIAS ANDRADE (1877-1982) –  Poeta e jornalista, colaborou no jornal “O Itaberaba”, escrevendo poesias, enigmas e charadas em versos, com o pseudônimo de A. Denard (anagrama de seu próprio nome). Publicou, aos 98 anos de idade, o livro Poesias. Autor do Hino ã Padroeira Nossa Senhora do Rosário, de parceria com Rosalino Celestino de Jesus.
ANTÔNIO PERIGO CUNHA (1899 – 1974) – Natural de Afonso Pena, Município de Castro Alves, veio para Itaberaba em 18 de maio de 1930. Trabalhou por 30 anos na Prefeitura Municipal de Itaberaba como Mestre de Obras, à frente de obras importantes para o Município, como: Mercado Municipal (hoje mercado velho), calçamento da Praça J.J Seabra e Avenida Barão do Rio Branco entre algumas casas da mesma avenida. Participou de alguns movimentos políticos no município de Itaberaba como militante do partido UDN. Em 1968 construiu seu próprio mausoléu, 06 anos antes de falecer vítima de infarto.
ANTÔNIO SANTANA (1934 – 1982) – Tuca, como era conhecido era natural de Santo Antônio do Argoim, veio para Itaberaba em 15 de Janeiro de 1943. Estudou nas Escolas Castro Cincurá e Centro Operário de Itaberaba. Foi motorista de táxi, fazendo linha para Feira de Santana e motorista de caminhão. Presídio o Clube Social de Itaberaba na década de 80 e o Humaitá Sport Club, no qual, também era jogador. Homem honesto de muitas amizades e de bom coração por ajudar pessoas humildes e crianças de rua. Faleceu aos 46 anos vítima de infarto.
ARNALDO ALENCAR (1888 – 1978) – Natural de Morro do Chapéu – BA veio para Itaberaba em 1932. Comerciante, lojista, fazendeiro na cidade de Ruy Barbosa, foi Secretario da Prefeitura Municipal de Itaberaba no período de 1944-45, poeta autodidata, copilou a 1º monografia de Itaberaba, contribuía com o Jornal O Itaberaba do Sr. Roque Fagundes na década de 60. Casou-se com D. Gumercinda Ribeiro de Alencar, da união tiveram 11 filhos todos formados, dentre eles: a Profª. Floracy Alencar, 1ª professora de Itaberaba, Nelson Alencar, médico fundador do HRI e o Professor Tarcisio Alencar.
BENEDITA PARTEIRA –  Mulher de fibra que muito ajudou muitas crianças de Itaberabenses a virem ao mundo nos anos 30 a 70, ótima benzedeira, conversava pelos cotovelos.
BIRRINHO – Senhor com caracteres almofadinha, era assíduo acompanhante da Filarmônica. Aborrecia-se com facilidade com a molecada.
CAROLA HELENA MEDEIROS NETO (1901 – 1976) – Natural de Salvador, fazendeira e esposa do senador e Vice-presidente da Republica Dr. Medeiros Neto.
CÔNEGO GILBERTO CARNEIRO LEÃO – Ex-Vigário desta paróquia, com grandes serviços prestados a Itaberaba, nem só no culto da religião católica, como em outros setores da vida social, um modelo de sacerdote e pastor espiritual.
DAMIÃO TELES DE JESUS – Cidadão que exerceu advocacia nesta cidade por longos anos e serviços prestados à coletividade itaberabense.
DELSUC MOSCOSO DE OLIVEIRA (1889 – 1972) – Natural de Andaraí – BA, formado em Engenharia Civil, cacauicultor e pecuarista. Prefeito de Itaberaba no período de 1931 a 1934. Realizou varia obras, entre elas: construção do Colégio Castro Cincurá, Açude Juracy Magalhães, realizou o calçamento da 1ª Rua de Itaberaba, trouxe a iluminação elétrica. Foi por duas vezes Secretário de Estado dos Governos de Landulfo Alves e Reges Pacheco. Secretário de viação de Obras Públicas e Agricultura. Construiu a barragem de Joanes, que abastece Salvador, Colégio Isaias Alves – ICEIA e a Faculdade de Agronomia de Cruz das Almas. Interligou todos os Municípios da Bahia construindo pontes e estradas que na época eram cento e dois municípios.
DONALD ALVES AMORIM (1913 – 1997) – Conhecido por Sr. Nadinho, imortal Poeta, trovador, músico e comerciante, natural de Amargosa – BA veio para Itaberaba em 1945 a convite para assumir a regência da Lira Filarmônica de Itaberaba. Autor do hino de Itaberaba entre outras composições de hinos, valsas, boleros e dobrados. Um apaixonado da boa música e de sua esposa D. Alaíde Cardoso Amorim que tiveram duas filhas, seis netos e quatro bisnetos.
DURVAL COSTA E SOUZA (1908 – 1970) – Natural de Muritiba-BA, quando solteiro viajava representando a firma Brandão Costa e Cia. (firma de tecido), depois de casado com D. Nice Sampaio Costa e Souza passou a residir em Itaberaba, onde participou de vários movimentos políticos.Foi comerciário, fazendeiro e Juiz de paz. Faleceu aos 62 anos de infarto.
EUDÓXIO ALVES (1873 – 1938) – Natural de Monte Alegre – BA, hoje conhecida por Mairí. Veio para Itaberaba com dez anos de idade. Filho da família Mangabeira de Senhor do Bonfim – BA. Em Itaberaba ocupou o cargo de Auxiliar da Delegacia de terras. Delegado de policia por 3 anos. Casou-se com Maria Mascarenhas Alves onde o casal teve dezoito filhos. Faleceu aos sessenta e cinco anos de idade.
FRANCISCO ANTONIO BASTOS (1901- 1993) – Natural de Itaberaba filho de família tradicional, comerciante do ramo de horticultura, também fazendeiro, criador de gado. Casou-se com D Belanizia da Silva Bastos, da união tiveram 10 filhos. Faleceu aos 92 anos.
FRANCISCO GIL – Capitão, ex-prefeito deste município, elemento de tradicional família desta cidade.
HELENA LUQUINI – Juntamente com Noélia Cincurá, muito contribuiu na formação religiosa da juventude itaberabense, responsáveis pelos Benjamins da Ação Católica e Cruzada Eucarística.
IVO DE OLIVEIRA SAMPAIO – Nascido em 1911 nesta cidade de Itaberaba de formação primária, filho de família tradicional, Ivo Sampaio foi fazendeiro casado com D. Maria Lima Sampaio, onde tiveram juntos dezoito filhos.
JAIME SAMPAIO (In Memorian) – Itaberabense de formação primaria, foi fazendeiro, comerciante, casou-se com D. Perina de Oliveira Sampaio tiveram quatro filhos. Faleceu em 1958 vítima de um infarto.
JOÃO DE DEUS – Mestre de obras da construção da Igreja Matriz e de inúmeras residências, bem como calçamentos de ruas da nossa cidade,  sempre marcando a nossa história.
JOAQUIM MANOEL SAMPAIO – Ex-prefeito deste município no período de 1912 a 1915 e elemento de família tradicional desta cidade, alto comerciante e proprietário rural com serviços prestados à comunidade.
JOEL PRESÍDIO – Ex-Deputado e jornalista baiano que tantos serviços prestou a Bahia e um grande amigo de Itaberaba.
JONAS JOSÉ DE MOURA –  Do contingente da Força Expedicionária Brasileira – FEB, que lutou na Itália na II Guerra Mundial; herói de Monte Castelo, Castelnuovo, Montese e Camaiore, batalhas memoráveis.
JOSÉ AMANDO SALES MASCARENHAS -(1940-2005)  Advogado e Pecuarista nasceu em16 de outubro de 1940, em Itaberaba-BA filho de João Silva Mascarenhas e Juventina Maria Sales Mascarenhas casou com Maria Luíza de Lucena Correia de Mascarenhas 1ª vice prefeita de Itaberaba com quem teve filhos, José Amando Júnior e Leila. Cursou o Primário na Escola Castro Alves, Ruy Barbosa-BA, 1952 e na Escola Castro Cincurá, Itaberaba, 1955; o Secundário no Ginásio de Itaberaba, 1959 e no Colégio Estadual da Bahia, Salvador-BA, 1962. Secretário do Grêmio, editor do jornal O Cenáculo, presidente da Associação Cultural Castro Alves, editor do jornal Tribuna Clássica, Colégio Estadual da Bahia-Central, 1960-1962; a partir de 1964, participou da elaboração do jornal O Debate assistente jurídico da Faculdade de Direito. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Salvador, 1967. Especializou-se em Formação de Lideranças, Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusets, EUA, 1966.

Vice-diretor e diretor interino do Colégio Estadual de Itaberaba, 1973; professor de 1969-1975. Advogado e pecuarista, Itaberaba, 1996-2005.

leito vereador em Itaberaba pelo Movimento Democrático Brasileiro-MDB, 1971-1973; suplente deputado estadual, MDB, 1979-1983, assumiu ago. 1982 a jan. 1983; eleito deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, 1983-1987; reeleito Constituinte, PMDB, 1987-1991; governador interino do Estado da Bahia, 06/10 a 16/10/1989 e 16/10 a 24/10/1990; suplente de deputado pelo PMDB, 1991-1995, efetivou-se em jan. 1993.

Líder da Bancada do PMDB e da Maioria, ALBA, 1987-1988; líder do Governo, ALBA, 1987-1988; delegado do MDB na Convenção Regional, 1970 e do PMDB, 1990; membro do Diretório Regional do PMDB, 1983. Delegado do MDB na Convenção Regional, 1970 e do PMDB até 1990.

Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaberaba (1971-1972). Na Assembléia Legislativa, presidente (1989-1991); 2º secretário da Mesa Diretora (1985-1987); presidente da Comissão Especial do Processo de Revisão Constitucional (1993); vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (1983-1984); relator da Comissão Especial da Seca (1983); titular das Comissões: Emancipação de Municípios e Divisão Territorial (1984-1985), Ordem Econômica Social e de Direitos Humanos da Assembléia Estadual Constituinte (1989), Constituição e Justiça (1993), Educação, Esportes e Serviços Públicos (1993), Revisão Constitucional (1994); suplente das Comissões: Finanças e Orçamento (1983-1984), CPI sobre Endividamento do Estado (1984); Comissões especiais: presidente da Comissão de Processo de Revisão Constitucional (1993); titular: Processo de Revisão Constitucional (1994), Consolidação das Leis (1993).Destaque Parlamentar, concedido pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 1985, 1987, 1988 e 1989; Troféu Mandacaru de Ouro, Personalidade Destaque, 1988; Troféu Tiab, Grupo Jornalístico da Tribuna do Interior e revista Alô Bahia, 1988; Mérito Municipalista, União das Prefeituras da Bahia, 1989; Medalha de Reconhecimento, conferida aos Constituintes de 1989, Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 1990; Troféu Paraguaçu, Jornal Paraguaçu, 1990-1991; Ordem do Mérito da Bahia-Classe Grã-Cruz,

Governo do Estado da Bahia, 1990; Diploma do Mérito Partidário, presidência do PMDB, 1993.falecendo em 25 de março de 2005.

JOSÉ RAMOS DE ANDRADE – (1931-1974) – Nascido no dia 29 de março de 1931 em Itaberaba,filho de Alício Silva Andrade e Dulce de Jesus Andrade, ambos Itaberabenses de família tradicional,foi aprovado no teste da Marinha Brasileira em 1948 onde prestou serviços a pátria na cidade do Salvador.Retorna a sua cidade ocupando o cargo de Apontador da antiga Escola Normal de Itaberaba,prestando relevantes serviços.Trabalhou em Feira de Santana com o tio que possuía negócios na cidade.Em 1951 destina-se a São Paulo onde casa-se com Gildásia Alice de Carvalho Andrade, também Itaberabenses.Passa a trabalhar na Empresa Philips até o ano de 1959 quando retorna a sua cidade natal para tratar de assuntos familiares.No mesmo ano é admitido pela Petrobrás(Petróleo Brasileiro) empresa que o fez mudar constantemente de local.Viveu em Pirajá, Itaparica,Salvador e Feira de Santana sem nunca deixar de fazer constantes visitas e  se interessar por saber de Itaberaba. Diagnosticado com câncer em 1973 na cidade de Feira de Santana,vem a falecer em Salvador no Hospital Português, onde estava sob tratamento, na manhã do dia 4 de março de 1974 deixando viúva e onze filhos.
JURACY MAGALHÃES JUNIOR – Ex-Deputado baiano com serviços prestados ao Estado. O açude e a barragem que margeiam a cidade de Itaberaba levam seu nome.
LEOPOLDO PEREIRA TEIXEIRA – 1891- Nascido em Cachoeira, filho do tradicional clinico Dr. José Pereira Teixeira, e D. Aguida Poreina Conceição, casou-se com D. Arabela Gomes Teixeira, que da união tiveram duas filhas Iracema e Izabel,foi professor, músico, operário, cabaretier, tudo em fim, uma terrível moléstia veio paralisar lhe os membros inferiores, tirando os meio naturais de locomoção. Escreveu Aquarela de Itaberaba foi organizador de terno folclóricos e carnavalescos.
MANOEL ANDRADE SAMPAIO – Agrônomo, ex-prefeito deste município no período de 1920 a 1921 e elemento de família tradicional.
MANOEL DIAS ANDRADE – Ex-coletor federal nesta cidade, elemento de família tradicional desta cidade, cidadão conceituado em todas as camadas sociais.
MANUEL RODRIGUES CAJADO, CAPITÃO – Fundador da fazenda São Simão, em 1768, a qual originou a Cidade.
MARIA LAURÊNCIA “Baiana da Terra” – Foi uma das grandes doceiras do município.
MEDEIROS NETO  – Advogado, Deputado Federal, Senador e 1º Presidente do Congresso nascido na Bahia e Vice-presidente da República.
MESTRE NEBULOSA Antonio França de Assis – 1913 / 1996

“Nascido no dia 13 de junho de 1913, na Rua 13 e na casa n° 13”. Assim costumava dizer Antônio França de Assis, ao referir-se ao seu nascimento na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano.

De formação católica, devoto fervoroso de Santo Antônio, como não poderia deixar der ser, o filho de Dona Martinha Maria de Assis e “Seu” Luiz França de Assis, viera para Itaberaba, na década de 40, para construção de uma rodovia ligando Itaberaba à cidade de Ruy Barbosa, onde também pode mostrar seu talento para o futebol, participando de “partidas” jogando pelo “time” da empresa em que trabalhava, o “Rodoviário” e, entre jogos de futebol e participação em grupos e encontros musicais, o qual chamava de “Jazz”, foi encontrando conterrâneos e formando novas amizades, não mais retornando à sua terra natal, a não ser para acompanhar a Filarmônica Lira Itaberabense ou o seu “time” de futebol o Humaitá Sport Clube.

De Castro Alves trouxera seu apelido “Nebulosa”, que dizia ter herdado de um famoso jogador de futebol de sua infância. Trouxera também consigo seu conhecimento nas artes da música, da construção civil e, é claro, do futebol, transmitindo seus conhecimentos, durante décadas para muitas crianças e adolescentes, hoje pais de família, recebendo como recompensa o título de Mestre…

…Mestre Nebulosa.

Casou-se em 22 de março de 1957, com Dona Aureolina Oliveira de Assis, com quem teve três filhos: Rita de Cássia, José Luciano e Edla Marta, vivendo uma união que durou quase 40 anos, só interrompida pela convocação do Pai Eterno, a 25 de novembro de 1996, no leito da Santa Casa de Misericórdia de Itaberaba, num dia em que até o céu se cobriu de luto por um homem que amou Itaberaba, como poucos. Amou a tal ponto que, já com a idade avançada, tinha medo de viajar a sua terra natal, para rever amigos e morrer longe de Itaberaba.

Em 26 de março de 1984, Antonio França de Assis recebeu em sessão solene da Câmara dos Vereadores de ltaberaba, o Titulo de Cidadão itaberabense, considerado por ele como a maior honraria que já lhe fora prestada.

Mestre Nebulosa deixou em Itaberaba obras como a construção da Igreja de São Cristóvão, da Igrejinha da Primavera, da sede do seu time do coração o Humaitá e um sem número de residências e outras obras da construção civil de grande e pequeno porte. Na arte da música, além de participar, como “caixa”, da Filarmônica Lira Itaberabense, animava os carnavais tocando em trios elétricos, bailes e blocos, participava de “Reis” e ensinava as crianças das bandas Marciais de escolas de Itaberaba.

Mas foi na arte mais popular do Brasil que o Mestre Nebulosa aqui se destacou, não apenas como jogador, mas principalmente como instrutor, ou mestre propriamente dito. Aqui ele incentivou a formação de escolinhas de futebol, transmitindo às crianças, adolescentes e adultos, não só os fundamentos de uma arte que ele, como poucos, dominava, mas os princípios recebidos de seus pais, que eram o amor ao próximo e o respeito aos mais velhos. Princípios, podiam não vir de uma pessoa “culta”, mas, certamente serviram como uma contribuição de valor incalculável para muitas pessoas que conviveram com este homem que plantou, cultivou e colheu o bem maior que o ser humano pode colher neste mundo e deixar como herança “A AMIZADE”.

 

MOYSÉS RIBEIRO DE SANTANA – (1933-2000)  Natural de Cruz das Almas – Ba, nasceu no dia 1º de maio de 1933. Mudou-se para Itaberaba em 1957 com a intenção de instalar comércio, e assim seguir a tradição da família que ficou no recôncavo baiano.   

Casou-se em 1959 com Raymunda Ribeiro de Santana e teve cinco filhos: Sônia, José Raymundo, Ana Cristina, Moisés Filho e Adriano. Apesar de não ser um Itaberabense nato, sempre defendeu os interesses da comunidade e suas atividades profissionais contribuíram, de maneira marcante, para o crescimento da cidade.

Pecuarista, comerciante de cereais e pioneiro na instalação da indústria, em muito contribuiu para o desenvolvimento do comércio em Itaberaba. Foi através do serviço de transportes de cargas, atividade que também atuava, que diversos produtos agrícolas da cidade e região da chapada, cruzaram divisas com outros estados, divulgando desta forma o nome de Itaberaba em outros estados brasileiros. Na política, teve participação ativa, e com o apoio de outros líderes políticos da cidade, promoveu a instalação e desenvolvimento do PMDB, sendo inclusive, presidente do partido. Faleceu no dia 04.03.2000.

 

NOÉLIA CINCURÁ – Juntamente Helena Luquini, contribuiu na formação religiosa da juventude, responsáveis pelos Benjamins da Ação Católica e Cruzada Eucarística.
ODULFO SANTOS BRITO – (1905-1979) – Nasceu em Santa Terezinha, contador prático, vereador, em quatro legislaturas, ocupando a presidencia da Câmara, onde foi diretor até a aposentadoria, Funcionário da Leste Brasileira, veio para Itaberaba em 1920, morando em Itaiba, estabelecendo como intermediário responsável pela guarda e remessa de mercadorias em tropas de mulas.

 

PRECILIANO JOSÉ LEAL FILHO (1894 – 1965) – Médico do Posto Médico de Itaberaba na década de 20, natural de Salvador. Veio clinicar em Itaberaba e região a convite do coronel Manoel Sampaio, considerado um dos melhores médicos da época. Foi presidente do PSD por três anos. Casou-se com D. Doralice Sampaio Leal e juntos tiveram dois filhos. Veio a falecer aos setenta e um anos de trombose cerebral.
PUREZA “PARTEIRA” – Juntamente com Benedita era as comadres que ajudavam as crianças de Itaberaba a virem ao mundo em pois nos anos 30 a 70 era comum o trabalho das parteiras.
RAFAEL CINCURÁ DE ANDRADE (1903-1984) – Advogado, deputado federal em três legislaturas (1935/36 e de 1946 a 1954); membro de comissões parlamentares e autor da lei que regulamentou a profissão de corretor (1935) presidente da assembléia geral do Partido Social Democrático, depois membro do diretório da União Democrática Nacional. Autor de trabalhos forenses e parlamentares; secretário da segurança pública da Bahia, no período de 1959/62.
RAMIRO PIMENTEL DE SÁ (1897 – 1955) – Natural de Itiúba – BA veio para Itaberaba na década de vinte como telegrafista da Leste Brasil. Construiu o prédio onde funcionou a 1ª Sede do Banco do Brasil de Itaberaba localizada na Praça J.J Seabra. Era fazendeiro e comerciante de mamona, pó de palha, ouricuri e fumo de corda. Faleceu aos cinqüenta e oito anos de câncer.
RENATO MEDEIROS (1938 – 1972) – Veterinário, natural de salvador. Deputado estadual por três vezes e Secretário de Estado do Trabalho do Bem Estar Social e Agricultura por três vezes. Foi Superintendente Nacional da Comissão do Vale do São Francisco.
ROMEU MENDES DE CASTRO (1912 – 1978) – Natural de Lençóis. Funcionário do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). Abandonou o serviço Publico para ser fazendeiro, negociando gado e também fornecedor de dormentes para a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro. Cursou ate o 4º ano primário, mas possuía uma cultura geral razoável, gostava de desenhar e era um amante da leitura, ampliava seus conhecimentos na audição de rádio e nas conversas com amigos sinceros. Casou-se com Amélia Senna Castro, da união tiveram 09 filhos. Faleceu em Itaberaba aos 67 anos.
ROQUE FAGUNDES (In Memorian) – Tabelião e fazendeiro da região, cidadão itaberabense, mantenedor do abrigo de idosos desamparados à Casa dos Pobres. Filho de família tradicional com grades serviços prestados à comunidade. Faleceu na década de 80.
SINÉSIO CERQUEIRA – Ex-Perfeito deste município, alto comerciante nesta cidade, além de cidadão probo e honrado.
VIRIATO SAMPAIO – Ex-prefeito deste município, reeleito por duas vezes no período de 1894 a 1903, também pessoa de tradicional família com relevantes serviços prestados à coletividade itaberabense.
WALTER MATA DE OLIVEIRA (1921- 1977) – Itaberabense, fazendeiro e jornalista político do Rio de janeiro, tais como: O Dia, A Noite e Os Diários Associados. Foi Diretor Executivo da SICAL – Empresa Náutica e presidente do IAPC. Pai do ex Vice-Prefeito e advogado Delsuc Moscoso.
ZULMIRA SILVANY  – (1882-1962), maestrina, poetisa e professora,filha do Prof. Flavio Jose Silvani e D. Maria Florinda A. Silvani. Irmã de Al­miro e Isaura,esta,também, musicista.Fez os primeiros – estudos em Itaberaba com o compositor Roberto Lídio Dantas(que aqui foi conselheiro em duas legislaturas), onde revelou desde cedo sua vocação musical. Em Salvador, para onde transferiu-se nos primeiros anos desta centúria, estudou com o maestro Sílvio Deolindo Fróis, no Conservatório de Musica da Ba­hia, onde substituiu o maestro,hoje Instituto de Musica da Bahia( da Universidade Católica). Nesta instituição foi diretora até 1930, promovendo concertos para sua manutenção. Foi líder da educação musical durante  se sessenta anos, e a primeira mulher a empunhar uma batuta e a reger orquestras, bandas de música e coros. Colaborou em jornais e revistas com artigos de crítica e história da música. Compôs inúmeras peças musicais, como “Valsa para Piano”, “Canção da pátria” e uma extraída do folclore ­de Itaberaba “A Caiana”.