Cultura do Abacaxi

A cultura do abacaxi é de importância vital para a região de Itaberaba e tem ajudado a mudar a realidade local, predominantemente de agricultura de subsistência. Com 4.000 hectares de área plantada com produção de mais de 60.000.000 “Sessenta milhões de frutos”, o abacaxi mudou essa situação e emprega, hoje, 6% da população total do município e injeta mais de R$10.000.000,00 por ano na economia local. O abacaxi adaptou-se de forma surpreendente ao ambiente dessa região produzindo frutos de excelente sabor, muito bem aceitos nos mercados. A fruticultura inseriu esses pequenos produtores do semi-árido baiano nos fluxos nacionais de comércio, de forma dinâmica e competitiva.
A cultura do abacaxi se consolidou no município de Itaberaba no final da década de 90, graças ao trabalho de produtores e de instituições, entre as quais se destacam a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A e a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas (BA). As principais peculiaridades desse pólo em relação a outras áreas de produção de frutas do estado da Bahia, a exemplo do Vale do São Francisco, são os plantios que são feitos exclusivamente por pequenos produtores e o cultivo em região de clima semi-árido, que, apesar da escassez de água, o plantio é feito sem irrigação. O trabalho do Sebrae nesse município, através do projeto da cadeia produtiva da fruticultura, tem como objetivo ajudar a resolver alguns problemas que dificultam o processo produtivo.

Ações realizadas, com a parceria da EBDA, Embrapa, Adab, prefeitura municipal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, estão o fortalecimento das associações de produtores e a criação da Cooperativa de Produtores de Abacaxi de Itaberaba -COOPAITA, após realização de seminários. O objetivo é estabilizar o preço e facilitar a comercialização do fruto para todo o mercado nacional, evitando assim a ação de atravessadores e beneficiando o pequeno agricultor.
O cultivo do abacaxi apresenta condições de expansão de área tanto em Itaberaba como em toda a região. O Sebrae tem apoiado ações conjuntas, como por exemplo, a participação de produtores em missões técnicas, buscando mantê-los informados sobre novas tecnologias. A quase totalidade dos plantios de abacaxi dessa região situa-se no município de Itaberaba. Existem pequenas plantios em Rui Barbosa, Iaçu e Boa Vista do Tupim. Há ainda três empreendimentos de médio e grande portes dedicados à fruticultura em Itaberaba e municípios vizinhos. São voltados principalmente para a produção irrigada de manga e limão tahiti para exportação. Além dessas frutas, são colhidas, em menor escala, a melancia, a banana, a pinha (fruta-do-conde) e a uva.