O Açude

BARRAGEM DO AÇUDE JURACY MAGALHÃES JÚNIOR

Inauguração do açude Juracy Magalhãaes
Inauguração do açude Juracy Magalhãaes

Inaugurado no dia 14 de janeiro de 1933, a Barragem do Açude Público Juracy Magalhães Júnior começou a ser construído no ano de 1932. Recebeu este nome para homenagear o político Juracy Magalhães Júnior.  As barragens têm como principal função, estocar água em locais em que sua escassez é predominante.

Historicamente, o nordeste sempre sofreu com a insuficiência de água. No ano de 1932, houve uma grande seca. Em 1945, uma grande seca atinge o nordeste, sendo criado o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que passou a desempenhar as tarefas antes atribuídas à Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, criada em 1919.
Porém, a Barragem Juracy Magalhães, que foi construído sob o Rio Piranhas, não teve a finalidade de abastecer a cidade de Itaberaba, pois as águas do rio são salobras, sendo inapropriada para o consumo humano, a irrigação e no uso para construção civil. Então, a barragem do açude Juracy Magalhães acabou sendo utilizado para o lazer e para ajudar na economia de pequenos pescadores do município.
A importância da preservação desse monumento se deve pelo fato de que a Barragem do Açude Juracy Magalhães Júnior foi construída num momento em que o nordeste passava por uma grande seca, mesmo não sendo responsável pelo abastecimento de água da cidade de Itaberaba. Este é, portanto, um marco do período em que a região passava por grandes dificuldades, marcando a memória dos moradores da região.
Barragem do Açude Juracy Magalhães