Em um pronunciamento, na manhã desta segunda-feira (30) o prefeito Ricardo Mascarenhas falou sobre a evolução do quadro do coronavirus no município de Itaberaba.
De acordo com o gestor, em Itaberaba ainda não tem casos confirmados do Covid-19m mas ainda tem 2 casos suspeitos aguardando resultado dos exames.
Um novo decreto publicado prevê a reabertura do comercio local, mas com rigorosas restrições de funcionamento. Em atendimento à todas as recomendações da vigilância epidemiológica, os comerciantes deverão afastar os funcionários com mais de 60 anos e as gestantes. Qualquer funcionário que apresente sintomas de gripe deverá ir para a quarentena mediante atestado médico.
- Bares e restaurantes poderão funcionar até as 21hs, também dentro das prerrogativas de distância de 2 metros entre uma mesa de outra e sem som abusivo.
- As clinicas odontológicas só mediante emergência comprovada, e estão liberadas para serviço administrativo interno.
- Laboratórios e clinicas medicas só podem atender com horário marcado, para que não aglomere pessoas nas respectivas recepções.
Os comerciantes terão ainda que oferecer EPI’s aos funcionários e incentivar a lavagem adequada das mãos, além de dispor álcool em gel 70% em diversos pontos dos estabelecimentos, devidamente sinalizados quanto aos cuidados preventivos. É de responsabilidade também dos comerciantes a organização das filas, obedecendo a distância de 2 metros entre as pessoas.
O que não abre
Permanecem com o funcionamento suspenso academias, casas de show e espetáculos e motéis.
Hotéis só receberão hóspedes que estejam a serviço da saúde na pandemia ou caminhoneiros.
As instituições religiosas podem reabrir apenas para visitação, mas a realização de cultos e eventos permanece suspensa a fim de evitar o ajuntamento de pessoas.
Escolas
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), todas as Unidades Escolares do Município, públicas e privadas, permanecem com as atividades letivas suspensas até o próximo dia 15 de abril (quarta-feira), como medida preventiva no combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Industria
A unidade do Grupo Dass deu férias coletivas a seus colaboradores, suspendendo suas atividades por tempo indeterminado.









