O vice-governador João Leão, atual secretário do Planejamento, visitou a cidade de Itaberaba com a intenção de implantar um polo de fruticultura na região.
A ação ocorre no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-TER), coordenada pela Secretaria do Planejamento do Estado
“Estamos numa região que tem vocação natural para fruticultura, já conhecida pela produção de abacaxi, mas que tem potencial para tonar-se um verdadeiro polo frutífero. O que nós queremos é aproveitar esse potencial natural, atrair investidores e promover o desenvolvimento local com geração de emprego e renda”, explicou João Leão.
Dentre as propriedades visitadas, a Fazenda São José tem 18 hectares de cacau plantados e estima uma produtividade de 280 arrobas por hectare, no prazo de três anos.
A título de comparação, no sul da Bahia, principal região produtora do estado, onde foi produzido o chocolate considerado um dos três melhores do mundo, a produção média está entre 15 e 20 arrobas por hectare.
Outro empreendimento visitado, a Fazenda Terra Sol, que atua no ramo de frutas selecionadas. A unidade, que produz anualmente 8 milhões de quilos de limão taithi e emprega 350 funcionários e projeta em 12 milhões de quilos a produção da fruta para o próximo ano.
O prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, acompanhou toda a visita.








