Cílios longos e volumosos são a nova tendência de beleza. Mas será que o preço pela aparência glamourosa inclui riscos à saúde?
Os cílios naturais têm um papel essencial na proteção dos olhos. Eles desviam o fluxo de ar, auxiliam no piscar e ajudam a manter os olhos limpos e lubrificados. Alterá-los ou sobrecarregá-los pode trazer consequências preocupantes.

As extensões de cílios são fibras que se fixam nos cílios naturais com o uso de cola. Essa cola pode conter substâncias irritantes ou até tóxicas. Um estudo apontou que mais de 60% das mulheres que usaram extensões relataram inflamação nos olhos, como ceratoconjuntivite. Além disso, 40% tiveram reações alérgicas à cola.
E tem mais: em casos extremos, colas inadequadas, como supercola ou adesivos com formaldeído — um produto cancerígeno —, foram usadas, causando desde pálpebras coladas até danos graves à córnea.
Outro problema comum é a blefarite, uma inflamação das pálpebras que pode surgir devido ao acúmulo de cola e bactérias nos cílios. Instrumentos mal higienizados também aumentam o risco de infestações por ácaros.
Alternativas, como séruns de crescimento de cílios, podem parecer mais seguras, mas também apresentam riscos, como mudanças na cor dos olhos e perda de gordura ao redor deles, resultando em olheiras e aparência cansada.
Se você quer cílios maiores, procure um profissional qualificado, certifique-se das condições de higiene do salão e evite exagerar no uso. Lembre-se: a saúde dos seus olhos é tão valiosa quanto a sua beleza.








