O corpo do Papa Francisco será transferido na quarta-feira (23), às 9h, da capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde ficará em estado de velório até sábado (26), dia do seu funeral.

O Gabinete de Imprensa da Santa Sé informou que o Cardeal Giovanni Battista Re, Reitor do Colégio dos Cardeais, presidirá à Missa fúnebre, que contará com a concelebração de Patriarcas, Cardeais, Arcebispos, Bispos e padres de todo o mundo. A cerimônia começará às 10h da manhã de sábado, e será encerrada com o “Ultima comendatio” e o “Valedictio”, marcando o início dos Novemdiales — nove dias de luto e orações pelo repouso da alma do Papa.
Antes disso, o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, conduzirá o rito de transladação do corpo, também na quarta-feira, com início às 9h, em um momento de oração. A procissão seguirá pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos e Arco dos Sinos, chegando à Praça São Pedro, onde o corpo será levado à Basílica pelo portão central.
Na Basílica de São Pedro, o corpo será exposto no Altar da Confissão. Após a Liturgia da Palavra, os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens ao pontífice.
O sepultamento ocorrerá posteriormente na Basílica de Santa Maria Maior, conforme o cronograma oficial do Vaticano.








