Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

O Ex-boxeador Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), em São Paulo. A informação foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro.

José Adilson Rodrigues dos Santos, ícone do boxe brasileiro, lutava contra a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também chamada de demência pugilística, uma doença degenerativa e incurável. Maguila estava sendo tratado no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior paulista, onde teve uma piora em seu quadro de saúde.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.
Reprodução / Instagram

Ele deixa sua esposa e três filhos: Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior. Ao longo da carreira, além de suas conquistas no boxe, Maguila também teve uma passagem na mídia. Nos anos 90, foi comentarista de economia no programa “Aqui Agora”, do SBT, e integrou o elenco do humorístico “Show do Tom”, da Record, em 2004.

Maguila foi diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica antes de completar 50 anos. No entanto, antes do diagnóstico correto, ele foi tratado equivocadamente para Alzheimer até 2015, quando o neurologista Renato Anghinah identificou que a ETC, causada pelos golpes na cabeça durante sua carreira, era a verdadeira responsável por sua condição.