Controladoria Geral da União (CGU) visita Itaberaba, nesta terça-feira (05)

O município de Itaberaba recebeu, no início da manhã desta terça-feira (05), a visita da Controladoria Geral da União (CGU).

Segundo informações, a equipe veio prestigiar o primeiro município do Brasil que aderiu ao Time Brasil, programa federal que tem como objetivo a legalidade, transparência e obediência às leis.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.
Foto: Reprodução Facebook Ricardo Mascarenhas

De acordo com o prefeito Ricardo Mascarenhas, este é um encontro histórico onde, pela primeira vez, a CGU está na cidade para uma visita amistosa.

“Isso nos orgulha muito, pois são anos de trabalho árduo, tentando desfazer o malfeito, vencendo etapas difíceis de regularização, limpando o nome da cidade, correndo atrás de credibilidade, tentando devolver dignidade à cidade, à população e moralizar o poder público municipal. Portanto, celebramos sim, pois dessa vez, uma viatura oficial da CGU está vindo nos visitar e reforçar a parceria com uma gestão que leva a sério dinheiro público” – Disse o prefeito Ricardo Mascarenhas, no Instagram.

Foto: Reprodução Facebook Ricardo Mascarenhas

O que é o Time Brasil?

Foto: Reprodução CGU

OTime Brasil foi criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar estados e municípios noaprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.  

A iniciativa possui três eixos (Transparência, Integridade e Participação Social) eestá alinhada com a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), aprovada pelaResolução A/RES/70/1 da Assembleia Geral da ONU, de 25 de setembro de 2015, em especial com três metas do Objetivo 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes):   

  • Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas: Eixo Integridade;
  • Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis: Eixo Transparência;
  • Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis: Eixo Participação;  

O programa atua de forma cooperativa e voluntária entre entes,CGU e órgãos parceiros.

Foto: Reprodução Facebook Ricardo Mascarenhas
Foto: Reprodução Facebook Ricardo Mascarenhas