Governo do estado esclarece fechamento do Colégio Liberdade, em Itaberaba

Após a divulgação da notícia sobre o encerramento das atividades do Colégio Estadual Liberdade, em Itaberaba, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em resposta ao site Itaberaba Notícias, enviou uma nota onde relata uma reorganização da rede escolar, levando em consideração as condições demográficas, a capacidade de oferta de vagas para matrícula e a garantia de infraestrutura das Unidades Escolares.

De acordo com a SEC, o colégio atendia 546 estudantes nas 8 salas de aulas da unidade escolar e que os estudantes serão transferidos para outras unidades da rede estadual.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

A nota ainda menciona  ampliações nas estruturas do  Centro Estadual de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Confira a nota na integra:

– O Estado garante vagas para todos os cidadãos que solicitarem matrícula nas escolas públicas. Todos os estudantes do Ensino Médio têm suas vagas garantidas nas escolas estaduais da Bahia e, conforme determina o artigo n° 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/1996, o Ensino Fundamental é assegurado pelo Estado a partir da colaboração com os municípios. Nesse sentido, a Secretaria realiza estudos constantes para reorganização da rede escolar, levando em consideração as condições demográficas, a capacidade de oferta de vagas para matrícula e a garantia de infraestrutura das Unidades Escolares.

– A Secretaria está orientando a comunidade escolar do Colégio Estadual Liberdade, que possui apenas 8 (oito) salas, para transferência dos 546 estudantes, que terão suas vagas garantidas no Centro Estadual de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I, no Colégio Estadual Centenário ou Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, que dispõem de infraestrutura mais adequada.

– Destaca, ainda, que o Governo do Estado está investindo em equipamentos com condições estruturais que atendam de forma efetiva aos estudantes e que tenham capacidade de ampliação, para oferecer escolas com qualidade adequada e mais conforto para os estudantes.

– Em Itaberaba, o Centro Estadual de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I será ampliado, com reforma do piso, cobertura de quadra poliesportiva, construção de vestiário, auditório e campo de futebol society e será transformado em Complexo Poliesportivo. Também está prevista a ampliação do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com reforma de cobertura de quadra poliesportiva, construção de vestiário e campo de futebol society.