Itaberaba começou a sanitização diária de espaços públicos

Visando reforçar as ações de combate e controle da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começou a realizar, nesta terça-feira (22), as ações diárias de Sanitização de Espaços Públicos. Desta vez, vão ser utilizados Pulverizadores Costais na aplicação dos produtos, com prioridade para as Unidades de Saúde onde são realizados os atendimentos a pacientes da COVID.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

Segundo a Sesau, vão ser utilizados compostos químicos à base de quaternário de amônio, indicados pelo Ministério da Saúde para a desinfecção de superfícies que possam ter sido contaminadas pelo coronavírus. As ações vão ser coordenadas pela Vigilância em Saúde do Município, por meio das equipes de Vigilância Epidemiológica (VEIP). Os profissionais foram devidamente treinados para realizar o trabalho.

“A partir de agora, essas ações de desinfecção vão ser diárias. Nos locais de atendimento a pacientes COVID, mas também no HGI e na área dos Bancos, devido à grande circulação de pessoas. Pontualmente, vamos estender a desinfecção para outros espaços públicos de acesso coletivo, caso haja a necessidade por conta do eventual surgimento de novos casos”, explica o secretário João Rodrigues Jr (Sesau).

Conforme cronograma divulgado pela Sesau, quatro locais devem receber as primeiras aplicações, com destaque para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da URBIS e da Maternidade Ana Catarina (Centro), além do Centro de Testagem COVID (Antigo Mauá) e o Centro Comercial (área dos Bancos), conforme lista com os horários abaixo:

  • 16h30 UPA URBIS
  • 17h30 Centro COVID
  • 18h30 UPA Ana Catarina
  • 19h30 Centro Comercial (Área dos bancos)

A COVID em Itaberaba

Segundo dados do Boletim Oficial 23/09, divulgado na manhã de hoje, Itaberaba tem 21 casos suspeitos e, agora, conta com 1.795 casos confirmados de COVID-19. São 119 (6,63%) casos ativos; 1.640 (91,36%) casos curados; e 36 (2,01%) óbitos pela doença. Além disso, já foram realizados cerca de 7.918 testagens (dentre Testes Rápidos e RT-PCR/SWAB) e 140 pessoas seguem sendo monitoradas.

Texto e Fotos: Secom – Prefeitura de Itaberaba