O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, assinou a Lei que cria a SECTEC – Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa. Com a iniciativa, o município se torna pioneiro ao criar uma pasta municipal voltada especialmente para a economia criativa.
A economia criativa envolve diversos saberes que permeiam a cultura e o turismo, e a nova secretaria se apresenta como uma estratégia potencial para impulsionar a execução de projetos e captação de recursos.
“De acordo as pesquisas que tenho feito, eu acredito que o município de Itaberaba seja pioneiro na criação de uma secretaria municipal voltada também à Economia Criativa.” – disse Ricardo em sua rede social
O turismo, por sua vez, está intrinsecamente ligado à cultura, uma vez que as atividades turísticas podem fomentar o setor cultural e vice-versa. Um exemplo disso são as festas e eventos culturais que movimentam o turismo local, assim como o ecoturismo que envolve a economia criativa diretamente junto à cultura local.
A região da Chapada Diamantina é um exemplo de como essas atividades se integram, uma vez que a área é rica em patrimônio natural e cultural, e atrai turistas de todo o país e até do exterior.
Com a criação da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa, a prefeitura de Itaberaba busca incentivar e fomentar o desenvolvimento desses setores, gerando mais empregos e renda para a população local. Além disso, a iniciativa também pode contribuir para a preservação da cultura e dos patrimônios históricos e naturais da região.
A medida é um passo importante para o município e uma oportunidade para os empreendedores locais se desenvolverem no setor, criando novos negócios e investindo na economia criativa. A iniciativa também pode ser um exemplo a ser seguido por outras cidades que buscam integrar e desenvolver os setores de cultura, turismo e economia criativa em suas regiões.









