História de Itaberaba

Itaberaba é um município brasileiro, localizado na Chapada Diamantina, Estado da Bahia, cuja estimativa populacional é de aproximadamente 70.000 habitantes (Fonte: IBGE). Localizada às margens de uma importante rodovia federal, que interliga a Bahia ao Distrito Federal (BR 242), possui diversas indústrias e um comércio fluente, o que a torna um dos maiores centros regionais do Estado da Bahia.

Bandeira de itaberaba

História

A região que hoje o município de Itaberaba ocupa já foi habitada pelos índios Maracás, do grupo dos Tapuias. Eram índios robustos e guerreiros, mas não eram antropófagos.

Em 1561 D. Vasco Rodrigues adentrou o rio Paraguaçu em 70 léguas. Mais tarde, passou por ali Gabriel Soares de Sousa.

Em 1768, foi fundada a fazenda São Simão pelo Capitão Manuel Rodrigues Cajado.

Itaberaba teve políticos influentes no cenário estadual e nacional, como Medeiros Neto que foi candidato a Governador do Estado e Presidente do Senado Federal e Renato Medeiros que foi Secretário Estadual de Agricultura.

Hoje Itaberaba é considerada mundialmente como a terra do abacaxi.

Geografia

Município de médio porte para as características de municípios da Bahia. Fica localizado na região semi árida, apresentando algumas características dessa região, a exemplo da sua vegetação e clima.

Clima

Como todo município do sertão baiano tem um clima temperado, com temperatura média anual de 29º, sendo os meses de junho, julho e agosto os mais frios.

Economia

Possui um comércio forte, bem como indústrias de calçados, móveis, alimentos e outras. É um dos principais centros regionais da Bahia, abrigando diversos órgãos estaduais e federais, a exemplo da DIREC, DIRES, DETRAN, FUNASA, EBDA, CAR, SAC etc.

A cidade conta com várias agências bancárias como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bradesco, sendo que se encontra em fase implantação o Banco Itaú, com previsão para entrar em operação em 2011.

É conhecida como a capital da Chapada Diamantina, servindo-se de portal para essa região baiana. Sazonalmente são realizadas festas tradicionais, como o São João, Micaretas etc., atraindo milhares de pessoas todo ano.

Educação

Tem escolas regulares, uma universidade pública (UNEB)Universidade do Estado da Bahia, com os cursos de Pedagogia, História e Letras, bem como universidades privadas, a exemplo da (UNOPAR) Universidade Norte do Paraná e a (FTC) Faculdade de Tecnologias e Ciências com múltiplos cursos.