Aluguel residencial sobe 1,79% em fevereiro, após alta de 4,34% em janeiro, afirma FGV

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), revelou que os aluguéis residenciais no Brasil apresentaram um aumento de 1,79% em fevereiro, seguindo o acréscimo de 4,34% registrado em janeiro deste ano. Os dados indicam uma leve desaceleração no ritmo de alta dos valores de locação.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, o IVAR apresentou uma elevação de 8,38%, comparado ao avanço de 7,60% registrado nos 12 meses anteriores a janeiro.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

O IVAR foi desenvolvido para monitorar mensalmente a evolução dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, utilizando informações provenientes de contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis. A abordagem difere do método anterior da FGV, que se baseava em dados de anúncios de imóveis residenciais para locação, não refletindo os valores efetivamente negociados.

Quanto às quatro capitais contempladas no índice da FGV, São Paulo apresentou uma alta de 2,95% em fevereiro, comparada ao aumento de 3,66% registrado no mês anterior. No Rio de Janeiro, houve uma elevação de 3,63%, frente ao acréscimo de 1,29% em janeiro. Belo Horizonte registrou um aumento expressivo de 6,41%, revertendo a queda de 0,16% do mês anterior. Por sua vez, Porto Alegre apresentou uma variação de -3,90%, após um aumento de 9,86% em janeiro.

No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis residenciais avançaram 6,61% em São Paulo, 11,01% em Belo Horizonte, 8,64% no Rio de Janeiro e 8,36% em Porto Alegre, demonstrando variações significativas nas diferentes regiões do país.